YOMITAN SONJIN DO BRASIL
 
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
FALE CONOSCO
Via e.mail
 
SOBRE YOMITAN NO BRASIL
Diretoria 2011 a 2013
Programação para 2013
 
SAÚDE
Enkyo
Hospital do Coração
Hospital Santa Marcelina
ABC- SAÚDE
Hospital Antonio Prudente
 
RECEITAS
Ofner - Delícias
Culinária japonesa
 
ENTIDADES RELACIONADAS
ACA- Kiyowa
ITOMAN
Associação Okinawa de Campo Gr
Músicas japonesas
União Paulista de karaoke
Associação Okinawa da América
1ºGuarulhos Matsuri 2013
Prefeitura Yomitan Okinawa
Sakura
Prefeitura Okinawa
Associação Okinawa de Vila Car
AACD-Crianças Deficientes
Instituto IVES OTA
Consulado Geral do Japão
AOKB / CCOB
 
FOTOS
Keirokai - 24/10/2010
Centenário da Imigração
Antigas
Keirokai-13/11/2011
Utiná
Galeria de fotos
40º Aniversário do Sonjinkai
Excursões
Bolsistas e ex- bolsistas
Shinnenkai 2010
Visita do Prefeito -23/11/2010
 
DEPARTAMENTOS
Reflexão - Familia
Fujinkai
 
VIAGENS
Oshiro Turismo
 
EDUCAÇÃO E CULTURA
Mangá/Caricatura
Aliança Cultural Brasil/Japão
Escola Coração de Maria
 
ESPORTES
Judô / Karatê
 
EDUCAÇÃO E CULTURA
Ex-bolsistas/ depoimentos
Bolsa de Estudos 2010
Urizun
Sanshin
Koto
Odori
 
 
 
Ex-bolsistas/ depoimentos

KENSHUSSEI   1995 :   YUMIKO  YAMAUTI 

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

KENSHUSSEI 1995 :

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

KENSHUSSEI 1996: HITOMI  GUIMA

São Paulo - Brasil

 

KENSHUSSEI 2008: HUGO HIRO OTA

São Paulo - Brasil

Depoimento em 20/06/2010

 Meu nome é Hugo Hiro Ota ,filho tyonam de Jorge Hiroshi Ota e Tomoko Gibo Ota , neto do Seisho e Hisako Gibo ( in memoriam ) e Masao e Mitsu Ota ( in memoriam ) ,nascido em Jaçanã, São Paulo, estudante do último ano de Medicina, 24 anos, sansei.

Vista aérea de Yomitan-son

Tenho ascendencia de Yomitan por parte do ojí Seisho Gibo, Kotinda por parte da obá Hisako Gibo e Itoman por parte dos ojí Masao e obá Mitsu Ota.

Meus pais são empresários,mas hoje meu pai dedica o seu maior tempo para auxiliar as comunidades nikkeis e okinawanas como voluntário.

Tenho um irmão que se chama Henri Hikaru Ota, 23 anos, médico e uma irmã chamada Keimy Saori Ota, 15 anos, estudante de segundo ano do ensino médio.

Como sou tyonam e sempre tive  o privilégio de viver e ter contato direto com meus avós paternos e maternos, fui criado com as informações de quanto é importante saber das nossas raízes , histórias, butsudam... Inclusive quando tinha apenas 1 ano, meu ojí Seisho Gibo me presenteou com um sanshin !!! Conviví com o som do sanshin desde pequeno, pois meu ojí  tocava muito !! As festas e as reuniões em família eram muito alegres...e inesquecíveis ...

Fui bolsista na modalidade KENSHU ( estágio técnico ), oferecido pela Prefeitura de Yomitan-son de julho à dezembro de 2008.

Em 2008, já com as aulas do 5º ano iniciadas, a oportunidade bateu à minha porta e eu atendí:

Recebí o telefonema de um dos Diretores do Yomitan Sonjin se havia possibilidade de ser Bolsista 2008 !  Fiquei surpreso!  Pois fazia pouco tempo que eu havia retornado de uma viagem de férias em Okinawa com minha mãe e obá ! Receber o convite para estudar naquele  Paraíso, voces não imaginam, é ser muito abençoado !!!

VISITANDO RYUKYU DAIGAKU COM AS PRIMAS CINTHIA E LUCILA GIBO

 Aliás eu agradeço muito à ojí e obá do Gibo que se empenharam fazendo parte do Yomitan Sonjin desde a fundação em 1969 ,honrando a família, pois hoje, nós netos ( eu e a Tomoe ) estamos colhendo o que eles plantaram na comunidade. Muito obrigado ojí e obá onde voces estiverem...

Lembro muito bem, quando estava voltando para o Brasil desta viagem de férias e brinquei com a minha mãe: " Mãe, pode ter certeza que já sei onde viajar para o lua-de-mel !!! " Jamais pensei que estaria de volta tão rápido àquela ilha...

Daí, voces já imaginam com que tamanha vontade eu fui para o kenshu!!! Sentí na pele o que é ser uchinanchú e aprender a cultura tão rica dos nossos ancestrais.

Decidí trancar a matrícula, comecei a providenciar toda documentação necessária  juntamente com meus pais e Diretoria.

Embarquei...não podia deixar passar esta oportunidade, sou jovem e a Bolsa que a Prefeitura  ( shi-chô-son ) me proporcionava era irrecusável.

Fui firme e decidido: empenharei o máximo com muita seriedade !! Meus pais sempre me dizem:" Não seja mais um, seja o melhor , voce consegue e tudo depende de voce para obter o melhor resultado !!!..."  Valeu pai / mãe !!!

CASTELO DE ZAKIMI NO YOMITAN

VISITANDO RYUKYU MURA

BOLSISTAS E PROFESSORAS

Chegando em Okinawa sentí o peso da minha responsabilidade diante de outros jovens que viriam depois, pois todas as pessoas envolvidas estavam confiando na minha capacidade...

SENSSEI DE SHODÔ, EU E O BOLSISTA  ALEJANDRO DA ARGENTINA

Foram exatamente seis meses totalmente dedicados às aulas de Nihongo, Shodô, Sanshin,Taikô, Yatimun,sem deixar também de aprender sobre a Cultura, Tradição, Gastronomia  e como atuo na área médica, fiz um estágio na área de Hari ( Acupuntura ) e Moxa numa Clínica particular.

YATIMUN - CERÂMICA

Falando em Gastronomia, aprendí até a gostar de goyá-champurú !! Agora quanto à utiná soba, não existe igual, é muito bom !!!

Aulas de sanshin, ao meu lado Karina , bolsista brasileira de KADENA e no fundo Márcio também do Brasil

FESTIVAL OKINAWA-SHI

As aulas são em tempo integral, geralmente de segunda à sábado.Tanto que não ví o tempo passar, nem parece que foram seis meses!!!

Em dezembro tive a oportunidade  também de conhecer e visitar outros parentes do meu pai que moram no Naha.  À todo momento só surpresas e alegrias com muita emoção !!!

Participei dos eissás de Yomitan, cheguei a treinar até 2 horas da manhã para apresentações!!!

POUCO A POUCO CHEGAVAM OS KENSHUSSEIS DE OUTROS PAÍSES.

Fiz muitas amizades com jovens dos Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Perú e inclusive do Brasil.

As professoras e os professores são muito atenciosos e pacientes, pois de Nihongo, pouco entendia. Pouco a pouco, fui conseguindo a ler,escrever e se comunicar.Foi o máximo!!

Quanto à Sanshin, eu gosto muito e aprendí , mas é preciso muito treino para ficar bom.

Hoje quando sobra um tempinho, arrisco: Sanshin -no-Hana , Assadoya Yunta, Tinssagú no Hana,

Nada Soussou, Shimanchu no Takara, Shiki Kuduti .

EM JULHO DE 2008 ME APRESENTEI NA PREFEITURA DE YOMITAN SENDO REGISTRADO NO JORNAL LOCAL.

PREFEITURA DE YOMITAN

MATÉRIA SOBRE TODA MINHA PASSAGEM COMO BOLSISTA DO YOMITAN

EM NOVEMBRO DE 2008 APRESENTEI NA PREFEITURA DE YOMITAN, TUDO QUE ASSIMILEI  COMO  BOLSISTA ,SANSHIN, TAIKÔ, DISCURSO EM NIHONGO, APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS MANUAIS COMO: YATIMUN ( CERÂMICA ), SHODÔ E ORIGAMI.

ME EMOCIONEI MUITO DIANTE DAS AUTORIDADES E FAMÍLIAS PRESENTES !!! MAS NO FIM TUDO DEU CERTO!!

RECEBÍ MUITOS  ELOGIOS E ISSO PARA MIM FOI A MELHOR RECOMPENSA !!!

APRESENTAÇÃO NO MATSURI JUNTAMENTE COM JOVENS DE OKINAWA !!!

APRESENTAÇÃO DE TAIKÔ DIANTE DAS AUTORIDADES ...

ERIKA,YUKA,HUGO,SATOMI E NAGO - NATSUKASHIIINAA...

SENSSEIS DE  NIHONGO E SANSHIN, MINHAS AMIGAS  INESQUECÍVEIS...

AGRADEÇO DE CORAÇÃO ÀS MESTRES PELA ORIENTAÇÃO, PACIENCIA E CARINHO !!!

GOKUROUSSAN DESHITA, OSSEWANI NARIMASHITA, HUGO WA  ISHOOU WASSUREMASSEM !!!

MISSÃO CUMPRIDA !!! AGRADEÇO PRIMEIRAMENTE AOS OJIS, OBÁS , POIS GRAÇAS À ELES QUE FAÇO PARTE DO YOMITAN , À TODA DIRETORIA E ASSOCIADOS DO YOMITAN SONJIN DO BRASIL , POR ESTA GRANDE E ÚNICA OPORTUNIDADE , E À PREFEITURA DO YOMITAN DE OKINAWA, E À TODOS QUE SE EMPENHARAM, PROFESSORES, ORIENTADORES, TANTOOSHA  KINJOU MINA-SAM ,E COM CERTEZA NÃO PODERIA EM HIPÓTESE ALGUMA ESQUECER DAS PESSOAS QUERIDAS E MARAVILHOSAS QUE ME ACOLHERAM DURANTE A ESTADIA DO KENSHÚ, SEMPRE DISPONÍVEL PARA QUALQUER SITUAÇÃO, ME APOIANDO, ME FORTALECENDO E ME ENSINANDO OS VALORES FAMILIARES QUE COM CERTEZA LEVAREI PARA SEMPRE NA CAMINHADA DA MINHA VIDA, A QUE CONSIDERO COMO SEGUNDA MÃE  A  MINHA TIA HIROKO E TIO NORIMITSU OSHIRO,MINHA PRIMA CINTHIA HIROYE, MEU QUERIDO PRIMO "NINI" LÚCIO NORIAKI, MEU PRIMO HÉLIO NORIYASSU ,SUA ESPOSA SHOKO E FAMÍLIA ( Todos de Okinawa), MINHA PRIMA LUCILA ETSUKO GIBO (Poços de Caldas), PRIMAS  NAOMI / EMI ARASHIRO QUE ME DEU TODAS AS ORIENTAÇÕES, TIO MORIHARU (São Paulo) , OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS !!! MUITO,MUITO OBRIGADO MESMO !!!

KOREKARAMO DEKIRUDAKE SONJINKAI NO KYOROKU SHIMASSU, DOOMO ARIGATOU GOZAIMASHITA...

SENSSEIS DE TAIKO

OSSEWANI NARIMASHITA !!! HUGO WA MINASSANTO ISHONI SUBARASHII KENSHUU WO SUGOSHIMASHITA !!!

MUITO OBRIGADO !!!  SAUDADES !!!

OS UCHINANCHÚS SÃO TODOS MUITO ALEGRES , RECEPTIVOS , FESTEIROS E ISSO ME FEZ COM QUE SENTISSE EM CASA!

 NO FINAL DA APRESENTAÇÃO ,RECEBÍ OS CUMPRIMENTOS E O DIPLOMA , CONCLUINDO ASSIM KENSHUSSEI 2008 DAS MÃOS DO VICE-PREFEITO SR. ISHIMINE-SAM, ATUAL PREFEITO.

ENFRENTEI O DESAFIO DA REALIZAÇÃO PESSOAL E HOJE CELEBRO A VIDA E FAÇO DIFERENÇA !!! DOU MUITO VALOR AOS  MEUS OJÍS, OBÁS E TODA MINHA FAMÍLIA POR SEREM E TEREM SIDO TÃO BATALHADORES AQUÍ NO BRASIL, POIS HOJE EU SEI QUE FORAM MUITO CORAJOSOS EM SAIR DA SUA TERRA NATAL, QUE É TÃO DISTANTE, E ENFRENTAR DIFICULDADES NUM PAÍS QUE MAL SABIAM A LÍNGUA...

OS  JOVENS DESCENDENTES OKINAWANOS  DEVEM  EXPLORAR A IMAGINAÇÃO, ACREDITAR NA SUA CAPACIDADE E SURPREENDER !!!

VAMOS COMPARTILHAR EXPERIENCIAS, PROJETOS VISANDO TORNAR REAL MUITO DOS  NOSSOS SONHOS , SEM SE ESQUECER DAS NOSSAS ORIGENS. VAMOS FORTALECER OS LAÇOS DE UNIÃO, AMIZADE COM OS JOVENS DESCENDENTES  DE OUTROS PAÍSES, ATRAVÉS DE INTERCÂMBIO, TROCA DE CULTURA, VISANDO FORMAR FUTUROS LÍDERES.

TODOS NÓS SOMOS MOVIDOS POR IDEAIS , QUE COM MUITO SUOR E PERSEVERANÇA SÃO TRADUZIDOS EM SONHOS E MATERIALIZADOS EM ALEGRIAS INFINDÁVEIS DE REALIZAÇÃO.

Eu ( no centro )

 O MUNDO CAMINHA RÁPIDO. ESTRATÉGIAS QUE DERAM CERTO HOJE PODEM FICAR ULTRAPASSADAS AMANHÃ, DAÍ A IMPORTANCIA DO APRENDIZADO CONSTANTE.

GOSTARIA QUE TODOS QUE JÁ FORAM BOLSISTAS, PASSASSEM E DIVULGASSEM SEUS SENTIMENTOS E EXPERIENCIAS PARA OS JOVENS . MOSTRE QUE É INTERESSANTE  E ENRIQUECEDOR COMO PESSOA, PARTICIPAR DA BOLSA.

JOVENS NÃO DEVEM SE ACOMODAR, OLHE PARA O FUTURO.PENSE NO QUE AINDA PODE FAZER,CONQUISTAR,APRENDER,VENCER...

MUITO OBRIGADO E AGRADEÇO PELA ATENÇÃO,

Hugo Hiro Ota

 

DEDICO ESTE DEPOIMENTO COM MUITO RESPEITO, AMOR E CARINHO À VOCE PAIZÃO JORGE HIROSHI, À VOCE MÃEZONA TOMOKO, MEU AMIGO E IRMÃO HENRI, MINHA IRMÃZINHA KEIMY, POIS  O QUE SOU HOJE , FOI GRAÇAS À  DEDICAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FORÇA QUE VOCES ME PASSARAM !!! VOCES COM CERTEZA, SÃO O MEU MAIOR ORGULHO !!!

Hugo Hiro Ota 

 

 
 Voltar
Este site foi acessado 2094542 vezes desde Março de 2010
2010 -YOMITAN SONJIN DO BRASIL - Todos os direitos reservados