Tooro Nagashi


  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA  
 
 
 
Sobre Tooro Nagashi
O que é Tooro Nagashi
Como Começou
Localização
Programação
 
Galeria de Fotos
Fotos: 01-11-2008
Fotos: 02-11-2008
Galeria de Fotos 1
Galeria de Fotos 2
IN MEMORIAM AS VITIMAS
Tooro Nangashi da Paz III
 
 

 
08/10/2008,10h:22m
"TOORO NAGASHI da Integração" espera cerca de 20 mil visitantes

Este ano, o evento, que chega a sua 54º edição faz parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e recebeu o título de "Tooro Nagashi da Integração". A expectativa dos organizadores é atrair mais de 15 mil visitantes, incluindo caravanas da Capital e de outros Estados.

A programação tem início no dia 1º de novembro, por volta das 18h00, na Rua Miguel Aby-Azar com apresentação de Wadaiko do Bunkyo de Registro; danças de Minyo Yamatokai do Bunkyo e Bon Odori.

Já no dia 2, a programação começa às 09h00 com culto às vítimas de acidentes na BR-116, promovido pela Seicho-No-Ie e que será celebrado próximo à ponte. À tarde, a partir das 15h00, haverá demonstração de sumô, seguida de shows, cerimônia de purificação do Rio Ribeira de Iguapé, às 17h00 e às 18h00, culto ecumênico para as almas dos antepassados (Nishirenshu e outras religiões).

À noite, a partir das 19h30, acontece a soltura de 2,5 mil barquinhos no Rio Ribeira de Iguapé, quando oficialmente se inicia o 54º. Tooro Nagashi. A partir das 20h30 está programado o Bon Odori e às 22h00, show pirotécnico. Além da religiosidade, o local contará com praça de alimentação que ficará a cargo das entidades Bunkyo e da Federação das entidades Nikkeis do Vale do Ribeira (FENIVAR).

O Tooro Nagashi é tradição em diversas regiões do Japão, sobretudo, no estado de Nagasaki. Em Registro, é realizado em homenagem aos mortos vítimas do Rio Ribeira. Originalmente, consistia de um ritual budista em homenagem às vítimas das bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre a cidade japonesas de Hiroshima em 06/08/1945 e Nagasaki em 09/09/1945.

Livro de Recordes

Apesar do cunho religioso e ser um dos únicos do genêro do País, a homenagem aos falecidos conquistas um aspecto cada vez mais popular. Como nas duas edições anteriores, por exemplo, haverá exibição de sumô. O objetivo é entreter o público e atrair novos praticantes para a região. No passado - não muito distante - os organizadores também cogitaram incluir o Tooro Nagashi de Registro no Guinness World Record ( o antigo Guinness Book, o Livro dos Recordes).

Uma das preocupações constantes dos organizadores tem sido a de proporcionar conforto aos visitantes, especialmente aos idosos. Para isso, serão montadas arquibancadas ao longo do rio e alguns trechos receberão coberturas.

Como forma de oferecer ainda mais comodidade, os interessados podem fazer reservas dos tooros via e-mail (www.toorunagashi.nw.org.br) ou pelo fone/fax: (13) 3822-4144 ou 3822-2865, enviando o nome dos homenageados. O pagamento - R$ 10,00 cada barquinho - pode ser efetuado no dia. Os pedidos podem  ser individual ou para grupos, mas recomenda-se inscrever no máximo dois nomes me cada barquinho.

 

Fonte: Aldo Shiguti do Jornal Nippak

Envie esta notícia
 
 Voltar
Esse site foi acessado 863806 vezes desde Outubro/2008
2008 - Tooro Nagashi