Sons do Japão

SONS DO JAPÃO
do tradicional ao moderno
 
 
 
Informações
Página Principal
Apresentação
日本語
Artistas
Programação
プログӤ
Comentários
Galeria de Fotos
 
Instrumentos
Koto
Shakuhachi
Shamisen
 
 
















 
Apresentação

 100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

   Sons do Japão – do Tradicional ao Moderno

            Em comemoração aos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, temos o prazer de apresentar o projeto Sons do Japão – do Tradicional ao Moderno.

            Preâmbulo

             A cultura japonesa está, hoje, cada vez mais presente na sociedade brasileira, que tem demonstrado crescente interesse, tanto no mundo tradicional, quanto no contemporâneo, sobretudo em música e anime.

              Em geral a música tradicional japonesa é vista como uma arte de dificil apreciação. Este projeto visa, no entanto, ultrapassar essa barreira, desvendando a beleza dos timbres, das melodias e dos ritmos desses instrumentos tradicionais, apresentando músicas compostas desde o século 17 até aquelas do final do século 20.

 

 

           O Projeto

 

          O presente projeto se refere à apresentação de 5 (cinco) espetáculos musicais de instrumentos tradicionais japoneses, como Koto, Shamisen e Shakuhachi, além de workshops.

          A história de Shakuhachi, flauta de bambu, é antiga, remontando ao século 9 aproximadamente. Koto (espécie de cítara de 13 cordas ) e Shamisen ( instrumento de 3 cordas, executado com o auxílio de um plectro grande), por sua vez, adquiriu popularidade, no século 17, sendo largamente difundidos entre a população japonesa.

            Ocupando atualmente lugar de destaque,  o Koto vem sendo tocado no Japão em formatos variados, sobretudo no que se refere a composições mais modernas, ao gosto do público nos dias de hoje.

           O grupo será encabeçado pela concertista Masako Kawamura, exímia instrumentista de koto no Japão. Kawamura atua com frequência nos palcos japoneses, bem como no exterior, sendo esta sua primeira vinda à América do Sul.

            Além de concertista, Kawamura é professora em Universidades e no famoso Sawai Sokyokuin, escola de formação de músicos de koto e shamisen em Tokyo.

         Graças a seu talento e a seu espírito inovador, é convidada a tocar também com artistas de música popular, em comerciais e outras formas contemporâneas.

           Em cada cidade, o grupo convidará um artista brasileiro para tocar uma peça em conjunto, a definir entre as duas partes, reforçando assim o intercâmbio entre as duas culturas.

          Estamos certos de que a apresentação de koto, shamisen e shakuhachi, com a participação brasileira sensibilizará o público brasileiro e proporcionará uma oportunidade única para o enriquecimento e compreensão maior da música tradicional japonesa, bem como de sua contemporaneidade, raramente apresentada fora do país, e portanto, desconhecido no mundo ocidental. Será, sem dúvida, um evento histórico para a sociedade brasileira, e digna da Comemoração dos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

            

 

 

 
 Voltar

Esse site foi acessado 1107611 vezes
2008 - ACE Vargem Grande Paulista
Rod. Raposo Tavares, Km 45 - Centro - Vargem Grande Pta. - SP
Informações: (11) 4158-3660
Email para contato: acevgp@acevgp.com.br