Sons do Japão

SONS DO JAPÃO
do tradicional ao moderno
 
 
 
Informações
Página Principal
Apresentação
日本語
Artistas
Programação
プログӤ
Comentários
Galeria de Fotos
 
Instrumentos
Koto
Shakuhachi
Shamisen
 
 
















 
Artistas

Pela primeira vez no Brasil, o grupo encabeçado por Masako Kawamura apresenta obras do mais famoso compositor de música japonesa do século 20, Tadao Sawai, contando com a participação especial de Akira Inoue, compositor e tecladista, e de músicos brasileiros.

 

Integrantes do Grupo:

井上  鑑  INOUE AKIRA

坂田 梁山 SAKATA RYOUZAN 

川村 昌子 KAWAMURA MASAKO

井原 潤子 IHARA JYUNKO

和久 文子 WAKU FUMIKO

福田 智  FUKUDA SATOSI

 

 

 

 

 

O grupo será encabeçado pela concertista Masako Kawamura, exímia instrumentista de koto no Japão. Kawamura atua com frequência nos palcos japoneses, bem como no exterior, sendo esta sua primeira vinda à América do Sul.
 
Graças a seu talento e a seu espírito inovador, é convidada a tocar também com artistas de música popular, em comerciais e outras formas contemporâneas.

 

 

 

 
Masako Kawamura

Começa seus estudos de Koto em  1965.

Gradua-se em 1970 no Programa de Formação de Profissionais de Música Japonesa da NHK, e a partir do ano seguinte, torna-se discípula de Tadao Sawai, o maior gênio de música japonesa do século 20, como compositor e instrumentista, e Kazue Sawai

Em 1981 participou do Festival de Berlin, tocando pela Europa, em turnê. No ano seguinte, viajou a concertos pela Austrália, enviada pela Fundação Japão.

Em 1984, encontra-se  com Akira Inoue. Desde então, passa a participar ativamente de gravações em concertos, comerciais, álbuns de discos, entre outros.

Em 1990 forma o Grupo de 5 Kotos, promovendo concertos por 5 vezes.

Em 1994, sua execução no espetáculo promovido pelo Music from Japan em Nova York, foi altamente elogiada no New York Times.

Atualmente, além de suas atividades de concertista, dedica-se também ao ensino de koto, na Faculdade de Musica Musashino (Tóquio), no Instituto de Musica de Koto Sawai Sokyokuin, escola de formação de músicos de koto e shamisen em Tokyo. Graças a seu talento e a seu espírito inovador, é convidada a tocar também com artistas de música popular, em comerciais e outras formas contemporâneas,  e fazendo parte como membro do Grupo dos 5 Kotos, e do Conjunto da Academia  Tadao Sawai.

 

Akira Inoue

 
Desde seu tempo de universitário , começou a compor jingles para comerciais, a fazer arranjos, e tocar como tecladista.

1980 apresenta 3 albuns , participando do super grupo “parachutes”.

1981 apresenta seu disco single, 3Gravitations”, como solo; A partir de então, apresenta inúmeras obras de sua autoria. No mesmo anorecebe o grande premio de Arranjo, do Record Taisho, com a peca “ Rubi no Yubiwa” (O anel de Rubi), de Satoshi Terao, confirmando seu talento musical.

Participa de diversos projetos e pecas de sucesso de grandes artistas, como arranjador e produtor par artistas como Minako Honda, Eiichi Otaki, entre outros.

 Além de compositor e tecladista, é também um grande arranjador e produtor musical.

No intuito de se realizar não só concertos, mas intercâmbio com artistas brasileiros, em cada cidade foi convidado um músico brasileiro para parcitipar no espetáculo. Para isso, o compositor e tecladista Akira Inoue propôs compor uma nova peça, baseando-se em CDs dos músicos convidados, enviados previamente ao Japão. Podendo ser em parte improvisada pelo próprio músico brasileiro, em cada cidade esta obra será única, tendo como resultado uma verdadeira fusão de música japonesa e brasileira.

 

Ryouzan Sakata

Músico instrumentista (shakuhachi)do estilo Tozan. Nascido na província deKagawa, e teve como mestre Taizan Kawamura e Shuzan Kishihara.

Graduou-se no Programa de Formação de Profissionais de Música Japonesa da NHK.

Em 1988 recebe a medalha de ouro no Concurso de Shakuhachi do Tozan-ryu.

Em 1990 participa do espetáculo do grupo de Taiko, Ondekoza. Forma o grupo japonês “Orihime”, promovendo suas atividades. Desde então, é convidado a participar em programas de televisão, musicais de grupos japoneses, além de tocar intensamente não só no Japão como também no exterior, sendo muitas vezes convidado em Festivais de Música.

Alguns de seus CDs foram selecionados teve a maior venda durante o ano, dentre os de música japonesa, como é o caso de “ Aoi Hana” e “Mizu no Tsuki”.

Atualmente, além de suas atividades como solista, mantém um conjunto centrado em Shakuhachi, “Neutral”, tocando músicas que vão desde tradicionais até contemporâneas.

É também professor na Faculdade de música Toho Gakuen.   

 

Junko Ihara (koto) 

 

Instrumentista (koto) do Estilo Ikuta, respons[avel pelo Centro de Pesquisa de Nagano do Sawai Sokyokuin. Mestra do Sawai Sokyokuin.

Iniciou seus estudos de koto com  Tadao Sawai e Kazue Sawai desde 1966.

Graduou-se no Programa de Formação de Profissionais de Música Japonesa da NHK.

Faz parte do Conjunto Tadao Sawai e Grupo dos Cinco de Koto, apresentando-se em concertos, e em gravações de CD. Um dos CDs, “O Mundo do Conjunto Tadao Sawai”  recebeu o renomado Prêmio no Festival Artístico da Agência de Assuntos Culturais, (Bunkacho).

Vencedora do Concurso do Festival Pan Music, na categoria solo.

Apresenta-se não só no Japão, mas também frequentemente no exterior, como Estados Unidos, Europa e Sudeste Asiático.

Lançou CD na Espanha “Despertar”


Fumiko Waku  (koto)

Instrumentista (koto) do Estilo Ikuta, respons[avel pelo Centro de Pesquisa de Utsunomiya do Sawai Sokyokuin, Mestra do Sawai Sokyokuin.

Aprendeu koto desde 10 anos, tendo como mestre o gênio músico compositor e instrumentista Tadao Sawai e sua esposa Kazue Sawai, tornando-se seu discípulo (uchideshi).

Graduou-se no Programa de Formação de Profissionais de Música Japonesa da NHK.

Faz parte do Conjunto Tadao Sawai e Grupo dos Cinco de Koto, apresentando-se em concertos, e em gravações de CD.

Um dos CDs, “O Mundo do Conjunto Tadao Sawai”  recebeu o renomado Prêmio no Festival Artístico da Agência de Assuntos Culturais, (Bunkacho).

Seus concertos se estendem também ao exterior, chegando a participar de Festivais de Músicas internacionalmente conhecidas.

Recebeu diversos prêmios por sua atuação, tanto como concertista como educadora.

 

Satoshi Fukuda (Shakuhachi)

Músico instrumentista (shakuhachi) do Estilo Tozan. Teve como mestre o Tesouro Nacional Hozan Yamamoto, e Taizan Kawamura.

Graduado no curso livre de Shakuhachi da Universidade de Belas Artes e Música de Tóquio. Graduou-se no Programa de Formação de Profissionais de Música Japonesa da NHK.

Professor em escolas de ensino fundamental, médio. Também é professor para crianças no Curso de Cultura Tradicional promovido com o Apoio da Agência de Ação Cultural (Bunkacho).

Promove o grupo “1’arc”, formado por jovens artistas, bem como o duo com sintetizador, “Electrical Bamboo”.

Tem também se apresentado com frequência no exterior.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fundação Japão

 

 

 

 
 Voltar

Esse site foi acessado 1411900 vezes
2008 - ACE Vargem Grande Paulista
Rod. Raposo Tavares, Km 45 - Centro - Vargem Grande Pta. - SP
Informações: (11) 4158-3660
Email para contato: acevgp@acevgp.com.br