Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro
 
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
Sobre a Associação
Breve História
Localização
 
Tooro Nagashi
O que é
Tooro Nagashi em Registro
 
Festa do Sushi
17ª Festa do Sushi de Registro
 
Galeria de Fotos
17 Festa do Sushi
16ª Festa do Sushi
Cerimonia de Posse 2012
 
Contato
Fale conosco
 
 
 
16/11/2011,14h:47m
57° Tooro Nagashi de Registro
57° Tooro Nagashi de Registro
 
        No dia 01 de novembro à tarde a festa teve início com a apresentação do Ribeira Ryofu Daiko do Bunkyo de Registro, seguido da dança de Minyo (folclórica do Japão) Bon Odori e Matsuri Dance dos Jovens.
            No dia 2 de novembro, às 10:30 horas foi realizado o 6° torneio de sumo, com a participação de cerca de 80 atletas das equipes de Osasco, Santo Amaro, Ibiúna e Registro. Foram divididas em 6 categorias, sendo 3 de masculino e 3 de feminino. Em cada luta acirrada os atletas recebiam grandes aplausos. Estiveram presentes neste torneio, Sr. Issao Kagohara, presidente da Confederação Brasileira de Sumo, Sr.Takio Otaki, diretor do Departamento de Sumo da UCES, Sr. Silvio Moreno, representante da Prefeita Municipal de Registro, Kuniei Kaneko, presidente do Bunkyo, Sr. Toshiaki Yamamura, presidente da UCES e FENIVAR. Às 17:30 iniciou-se a Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape. A madre Myoho de Nichirenshu, embarcou no barco e rezou para purificar o Rio no meio do som de taiko que os jovens tocavam. Às 18:30 começou a Cerimônia de Nichirenshu para homenagear todas almas dos antepassados. Estiveram  presentes, Sra. Sandra Kennedy Viana, prefeita Municipal, Sr. Valter Hihoshi, deputado Federal, Sr. Samuel Moreira da Silva Junior, deputado Estadual, Jooji Yamashita, presidente em exercício do Bunkyo de São Paulo, Kuniei Kaneko, presidente do Bunkyo de Registro, Toshiaki Yamamura, presidente da UCES e FENIVAR, representantes das religiões da Seicho no Ie, Rissho Koseikai, Templo Budista Honganji de Registro, Oomotokyo e outras autoridades. Ao terminar a cerimônia, às 19:30 horas, começou a soltura dos tooros (barquinhos) coloridos, deixando a paisagem espetacular.
            O bom tempo e a união de todos contribuíram para o sucesso do evento. Além das regiões do Vale do Ribeira e Sudoeste, muitas pessoas vieram de Jundiaí, Campinas, São Paulo, Curitiba etc. As cerca de 10.000 pessoas que compareceram na festa em 2 dias saborearam as comidas típicas japonesas e prestigiaram as apresentações de wadaiko, minyo e matsuri dance de jovens. O povo dançava alegremente o Bon Odori.
            As 22:00 horas os fogos de artifício clareavam o céu, arrancando do povo, aplausos e gritos de admiração. Depois dos fogos a dança continuou até 23:30 horas.
            O 57° Tooro Nagashi de Registro foi um sucesso com a promoção de Nichirenshu Emyoji, Bunkyo de Registro, RBBC e Prefeitura Municipal de Registro e contou ainda com o apoio da SABESP, Auto Pista Regis Bittencourt, AMAVALES-Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira, Toyo Joya e Policia Militar.

(Foto 1: O final do 57º Tooro Nagashi foi encerrado com a queima de fogos)

(Foto 2: Os Tooros colorindo o Rio Ribeira de Iguape)

(Foto 3: O torneio de Sumo fez parte da programação do 57º Tooro Nagashi)
Foto de Wagner Asanuma
0 Comentário(s) | Comente esta notícia | Envie esta notícia
 
 Voltar
Este site foi acessado 936656 desde Outubro/2008
2007 -A.C.N.B. de Registro - Todos os direitos reservados