Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro
 
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
Sobre a Associação
Breve História
Localização
 
Tooro Nagashi
O que é
Tooro Nagashi em Registro
 
Festa do Sushi
17ª Festa do Sushi de Registro
 
Galeria de Fotos
17 Festa do Sushi
Cerimonia de Posse 2012
16ª Festa do Sushi
 
Contato
Fale conosco
 
 
 
Breve História
O KKKK nos anos 22, por ocasião da colonização em sua área conseguida pelo governo do Estado dividiu em 5 bairros para efeitos administrativos e aproveitando cada bairro foi formando o seu nihonjinkai que depois juntando os nihonjinkais dos bairros formava o Bunkakyokai de Registro que mais tarde com a criação do RBBC em 1947 fazia parte do departamento cultural que na ocasião da guerra sofreu um pequena adaptação no seu funcionamento, e com o decorrer continuou com suas atividades sociais e culturais junto com RBBC que fortalecia com atividades esportivas e em 1963 conseguiu da colônia a sua sede par o seu funcionamento. Dessa data em diante fortalecendo com introdução da parte educativa o nihongakko e todos os demais eventos. Com a assinatura do Convênio das Cidades-Irmãs Registro Nakatsugawa fortaleceu ainda mais a necessidade de revitalizar o movimento do Bunkakyokai, que com a formação da comissão comemorativa dos 80º. Ano da Colonização Japonesa de Registro, como marco dessa passagem foi criado oficialmente o Bunkakyokai com personalidade jurídica, isto nos anos de 1993. A partir dessa data o Bunkyo se organizou até o ano de 2003 onde construiu a sede própria como marco dos 90 anos da Colonização Japonesa em Registro. Fizeram parte do Bunkyo os presidentes Kiyoshi Seimaru (93/94), Hideo Nasuno (95/97), Satoru Sassaki (98/00), Toshiaki Yamamura (00/04), Kunihiko Takahashi (05/06), Rubens Takeshi Shimizu (07/08), Issao Takiute (09) e Kuniei Kaneko (10) que conduz até a presente data com as seguintes atividades.
A Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro (Bunkyo) foi fundada no dia 21 de junho de 1994. Esta Associação promove anualmente vários eventos juntamente com a Prefeitura Municipal de Registro e Registro Base Ball Club (RBBC). Os principais eventos são: Festa do Sushi, Bon Odori e Tooro Nagashi (realiza há 58 anos), Shinnenkai, Undokai, Engueikai, Keirokai, Bazar Beneficente, Quermesse, etc.
O Bunkyo de Registro possui vários departamentos que funcionam ativamente. O departamento das senhoras sempre trabalhando nas atividades ajudando a melhorar a situação financeira. O departamento de radio taisso, com 60 participantes realiza ginástica desde alongamento todos os dias entre segundas-feiras aos sábados. O departamento de wadaiko, um grupo de 30 jovens aproximadamente treinam ativamente aos fins de semana e apresentam nas comemorações e festividades a nível municipal e estadual, representando sempre Registro. O departamento de minyo (dança folclórica japonesa) tem quase mesma atividade do departamento de wadaiko. A escola japonesa do Bunkyo atende cerca de 40 alunos com duas professoras. O shunjukai (Associação dos Anciões) tem mais de 200 integrantes realiza um encontro mensal. O departamento de dança japonesa com seus 20 integrantes treinam semanalmente dança japonesa. Além desse departamento funciona ikebana, cerimônia do chá.
O Presidente se preocupa muito na formação de sucessores para dar continuidade do Bunkyo e para isso está incentivando o departamento de jovens (Seinen-bu) que foi formado em 2005.
O Bunkyo atualmente conta com 320 associados entre eles 20 famílias que não tem relação de parentesco com japoneses ou descendentes de japoneses.
 
 Voltar
Este site foi acessado 1280641 desde Outubro/2008
2007 -A.C.N.B. de Registro - Todos os direitos reservados