
Há dois tipos de tempurá. Um é o feito com os legumes e frutos do mar fritos em separados, ex. servido em restaurantes. E outro, com todos os legumes misturados e fritos como bolinhos. Ex. servido em feiras de artesanato. Ingredientes 1 xícara de água bem gelada, 2 xícaras de farinha de trigo,1 ovo 1 pitada de sal. Modo de Preparo:Bata ligeiramente o ovo e adicione o resto dos ingredientes. Misture bem. A massa serve para todos os tipos de tempurá como camarão, peixe, legumes...basta passar na massa (para empanar - cobrir o camarão, peixe ou legumes com a massa. ) e depois fritar em óleo bem quente. Para a massa ficar crocante, não deixe a massa esquentar. Dica: coloque a massa em recipiente de vidro dentro de um outro maior com água e gelo.
Molho de Tempurá100 ml de shoyu 1 pitada de gengibre em pó cebolinha a gosto. Leve ao fogo por 2 minutos e pronto.
História do Tempurá Muitos povos passaram pelo Japão deixando suas marcas na cozinha local. Durante o século XVI os jesuítas e os comerciantes portugueses montaram uma colônia em Nagasaki. Como todo bom estrangeiro eles faziam pratos de sua terra natal.
Durante o Quatuor Tempora (Quatro Tempos), celebração católica onde as pessoas deviam comer pouco e abster-se de ingerir carne, os jesuítas preparavam camarões fritos em uma massa com farinha e ovos. Incomodados com a tentativa de serem catequizados pelos portugueses os japoneses expulsaram-nos do Japão, ficando apenas com sua herança gastronômica. O tempora virou tempurá e com o passar do tempo os japoneses foram refinando essa técnica, usando um óleo mais leve e acrescentando vegetais, até chegar ao prato que conhecemos hoje em dia. O tempurá se popularizou na cidade de Tokyo, onde era vendido em barracas assim como o sushi. Hoje existem restaurantes especializados exclusivamente em tempurá. Fonte: Sites especializados na culinária japonesa
|
|
Voltar |
|
|
|
|