Okinawa, tema do Nikkey Matsuri 2011, é motivo de mostra no Metrô de São Paulo A partir do próximo mês de fevereiro, os 650 mil usuários da estação Sé do Metrô terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura japonesa, em especial da província de Okinawa, com a exposição fotográfica "Okinawa, Terra da Cortesia, no Festival Nikkey Matsuri". A mostra leva a assinatura de Fran Rojas, responsável pela captação de imagens do tradicional Festival Nikkey Matsuri, que em sua última edição teve como tema essa bela ilha japonesa.  Jaime de Souza Brandão, da coordenadoria de Ação Cultural do Metrô Fran Rojas registrou a graça e a suavidade das apresentações de danças e de taikos (tambores típicos da ilha), que são realizadas sempre com muito sincronismo e vestimentas coloridas. A dança da província de Okinawa é marcada por grande complexidade e elegância e por isso é considerada uma das mais importantes de todas expressões culturais japonesas.
Esta dança abrange desde o gênero clássico, desenvolvido durante o período do reinado de Ryukyu para ser apresentada à nobreza japonesa e a missões chinesas como refinada forma de tratamento e hospitalidade, até a simplicidade e irreverência do gênero folclórico. Em ambos os casos, a dança é acompanhada do sanshin, tradicional instrumento de cordas da ilha. Reconhecida e admirada em muitos países, a dança de Okinawa é apresentada no mundo inteiro como destaque daquilo que se convencionou chamar de "dança étnica".  
A província de Okinawa é formada por mais de 160 ilhas dispostas em forma de cadeia e localiza-se no extremo sul do arquipélago japonês. É dividida em três arquipélagos (Miyako, Yaeyama e Okinawa) e totaliza uma área de 2.266 quilômetros quadrados. A ilha de Okinawa é banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Mar da China Oriental. A sua capital é Naha, cidade irmã de São Vicente, no litoral paulista. A província, que possui a população de maior longevidade do planeta, conta atualmente com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes. Na edição passada, o Festival Nikkey Matsuri levou mais de 40 mil pessoas nos dois dias de realização. As apresentações de danças e taikôs de Okinawa certamente contribuíram para a beleza e grandeza do evento. 
 
A exposição "Okinawa, Terra da Cortesia no Nikkey Matsuri" é uma realização da Comissão Organizadora do Festival Nikkey Matsuri (www.nikkeymatsuri.nw.org.br) em parceria com Associação Okinawa Kenjin do Brasil/Centro Cultural Okinawa e apoio da Uehara Imóveis (www.ueharaimoveis.com.br) e Camera Press (www.camerapress.com.br). Em março, a mostra poderá ser visitada no mezanino da estação Ana Rosa. Em abril, na estação Jardim São Paulo–Ayrton Senna. Neste ano, o 7º Festival Nikkey Matsuri será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril no campo do Clube Escola Jardim São Paulo, rua Viri, 425, ao lado da estação do Metrô Jardim São Paulo-Ayrton Senna. O tema do Festival Nikkey Matsuri 2012 é o kabuki, conhecido teatro japonês. Osmar Maeda Assessoria de Imprensa www.nikkeymatsuri.nw.org.br cel. 9178-8673 |