Nikkey Matsuri - Festival Japonês
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
:::::::::::::::MENU:::::::::::
programação de palco 2013
Comissão Organizadora
Sobre Nikkey Matsuri
Entidades Promotoras
Como Chegar
Planta das Barracas
 
::::Galeria de Fotos::::
Galeria de Fotos 2007
Galeria de Fotos 2008
Mais Fotos 2008
Fotos Metrô Estação Sé
Galeria de Fotos 2009
Festa Julina GIANTS
Sukiyaki na ANC 2009
Arraial 2010 (organizadores)
Arraial SP Norte 2010
 
::::::::::Memória::::::::::
1º Nikkey Matsuri
 
Galeria de Videos
7 Nikkey Matsuri
 
::::::::::Memória::::::::::
2º Nikkey Matsuri
3º Nikkey Matsuri
4º Nikkey Matsuri
5º Nikkey Matsuri
6º Nikkey Matsuri
7º Nikkey Matsuri
 
:::::::Curiosidade::::::::
Curiosidade
Convite 4º Nikkey Matsuri
Festival Nikkey Matsuri
BOOM TV
Filme do Nikkey Matsuri
O Japão invade a Z Norte
Festival japonês Z Norte
N. M. e Soho no Jornal
 
sites dos promotores
Site dos Promotores
Ass. Cult Esport. Tucuruvi
Giants Basebol e Softbol Clube
Basebol Anhanguera Nikei Clube
Ass.Cult. Esp.Nipo Bras Imirim
União C. E. Guarulhense UCEG
 
 


Apoio Cultural

Hospital Nipo Brasileiro


Moa International




21/08/2009,15h:37m
4º Nikkey Matsuri recebe 30 mil visitantes

4º Nikkey Matsuri

recebe 30 mil visitantes

 

        O 4º Festival Nikkey Matsuri, que se encerrou neste domingo, 26, recebeu 30 mil visitantes no Clube Escola Jardim São Paulo, rua Viri, 425, na zona Norte de São Paulo. Foi o maior público do festival desde a sua criação, em 2006, afirmam os seus organizadores.

        O resultado foi muito comemorado, pois o atual cenário econômico não se mostra favorável à realização de grandes eventos. Mas, com criatividade e ousadia, a equipe de comunicação e de divulgação, com as participações diretas dos principais dirigentes,  superou-se e obteve espaço significativo em todas as mídias (rádios, jornais, sites e TVs), inclusive na TV Minuto, nos monitores dos trens do Metrô.

 

 

 

        Desde o início deste ano, a coordenadoria de comunicação e imprensa do Nikkey Matsuri  vem desenvolvendo ações como exposições fotográficas do evento (com trabalhos de Fran Rojas), apresentações de danças e taikôs, desfile de samurais em espaços públicos como na avenida Paulista e estações do Metrô.

        O objetivo do Nikkey Matsuri é direto: é um festival de cultura japonesa que visa integrar todas as culturas com apresentações de arte, dança, música e teatro. É também um festival das famílias e da solidariedade, pois conta com a participação de quatro entidades  assistenciais da comunidade nipo-brasileira (Yassuragui Home, Kibô no Iê, Ikoi no Sono e Kodomo no Sono) e do grupo Soho.

        Todos os anos, o grupo promove, no espaço do Nikkey Matsuri, o “Soho Solidário”, quando uma numerosa equipe de profissionais faz cortes e tratamento de cabelo a preços populares. A renda dessa atividade é integralmente destinada a uma entidade assistencial indicada pela organização e outra, indicada pelo Clube Escola Jardim São Paulo. Neste ano, a arrecadação do Soho Solidário será dividida entre a Yassurague Home e o Espaço Vida, entidade da zona Norte da Capital.

 

        O vice-presidente e agora presidente do 5º Nikkey Matsuri, Toshiaki Tamae, foi informado pelos comandantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, que nos dois dias de realização do Nikkey Matsuri não se registrou nenhuma ocorrência de segurança pública.

Gastronomia como elemento de integração

        Até alguns anos atrás, a gastronomia japonesa era desconhecida da maioria dos brasileiros. Hoje, porém, pratos como o yakissoba, sushi e tempurá já fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros não descendentes de japoneses. Na busca de uma alimentação mais saudável, que utiliza muitas verduras e legumes, a tendência é de que esse público cresça cada vez mais.

        Neste ano, a sensação na área gastronômica foi o temaki, que teve grande procura pelo pessoal jovem não descendente de japoneses. Além do temaki, outras iguarias como o yakissoba, harumaki, tempurá, dorayaki, udon, okinawa sobá e delicias brasileiras como espetinhos de camarão, carne, pastel, sanduíches de pernil e “buraco quente”, especialidade da União Cultural Guarulhense, também foram muito procuradas.

        A seção de doces esteve recheada de guloseimas japonesas e brasileiras como sucos naturais, açaí e sorvetes. Muitos puderam experimentar o sorvete de tempurá, que atraiu a atenção de muitos curiosos.

        No Festival Nikkey Matsuri, o item alimentação tem  importância muito grande para as entidades participantes, pois ele exige muito trabalho de todos os integrantes. Da escolha do cardápio (que é acertada por meio de uma eleição prévia entre as entidades organizadoras) à elaboração dos pratos, passando pela montagem da infraestrutura das cozinhas, tudo é feito de forma a valorizar o trabalho em equipe.

        A cozinha, geralmente, é tocada pelo fujinkai (departamento das senhoras); a infrestrutura fica aos cuidados dos homens e dos seinens (departamentos dos jovens). Um exemplo desse trabalho em equipe pode ser constatado na estande do Anhanguera Nikkei Clube que participou pela primeira vez do evento. Após o encerramento, a diretoria do clube fez um agradecimento especial a todos os participantes.

 

 

 

 

        O Nikkey Matsuri é organizado pelas seguintes entidades nikkeis: ACET – Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, ACEOSM – Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, ACENBI – Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, Associação Cultural e Esportiva Campo Limpo, UCEG – União Cultural e Esportiva Guarulhense e ANC – Anhanguera Nikkei Clube.

        A expectativa da organização é de que a relação de entidades participantes do próximo Nikkey Matsuri possa receber novos colaboradores. Mais informações, inclusive fotos das edições anteriores do Festival, podem ser acessadas no site www.nikkeymatsuri.nw.org.br

 

Comissão Organizadora

4º Nikkey Matsuri

Osmar Maeda

Coordenadoria de Imprensa

9178-8673

28.04.2009

 

52 Comentário(s) | Comente esta notícia | Envie esta notícia
 
 Voltar

Apoio

Conheça









Apoio








Patrocínio







Esse site foi acessado 4312195 vezes
2006 - 2014 - Associações Nipo-brasileiras da Zona Norte de São Paulo
informações: (11) 9 8772 5309
E-mail : yoshioimaizumi@gmail.com