Nikkey Matsuri - Festival Japonês
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
:::::::::::::::MENU:::::::::::
programação de palco 2013
Comissão Organizadora
Sobre Nikkey Matsuri
Entidades Promotoras
Como Chegar
Planta das Barracas
 
::::Galeria de Fotos::::
Galeria de Fotos 2007
Galeria de Fotos 2008
Mais Fotos 2008
Fotos Metrô Estação Sé
Galeria de Fotos 2009
Festa Julina GIANTS
Sukiyaki na ANC 2009
Arraial 2010 (organizadores)
Arraial SP Norte 2010
 
::::::::::Memória::::::::::
1º Nikkey Matsuri
 
Galeria de Videos
7 Nikkey Matsuri
 
::::::::::Memória::::::::::
2º Nikkey Matsuri
3º Nikkey Matsuri
4º Nikkey Matsuri
5º Nikkey Matsuri
6º Nikkey Matsuri
7º Nikkey Matsuri
 
:::::::Curiosidade::::::::
Curiosidade
Convite 4º Nikkey Matsuri
Festival Nikkey Matsuri
BOOM TV
Filme do Nikkey Matsuri
O Japão invade a Z Norte
Festival japonês Z Norte
N. M. e Soho no Jornal
 
sites dos promotores
Site dos Promotores
Ass. Cult Esport. Tucuruvi
Giants Basebol e Softbol Clube
Basebol Anhanguera Nikei Clube
Ass.Cult. Esp.Nipo Bras Imirim
União C. E. Guarulhense UCEG
 
 


Apoio Cultural

Hospital Nipo Brasileiro


Moa International




18/03/2016,13h:26m
Arigatou, o 10º Nikkey Matsuri América Latina foi um sucesso

 “Arigatou”, o 10º Nikkey Matsuri

América Latina foi um sucesso


  

 

Realizado no último final de semana, no Memorial da America Latina, o festival de cultura japonesa contou com grande público e pela primeira vez, com participação das comunidades de países latinos como Peru e Chile.


Sucesso e objetivo alcançado são palavras que resumem o sentimento do presidente Toshiaki Tamae e de membros da comissão organizadora do 10º Nikkey Matsuri America Latina, realizado neste final de semana, dias 12 e 13 de março, no Memorial da América Latina.

“Como prevíamos, foram um grande desafio e uma responsabilidade imensa fazermos o 10º Nikkey Matsuri num espaço novo. Todavia, graças aos apoios do deputado estadual Hélio Nishimoto, que intermediou a utilização do espaço do Memorial da America Latina, e dos vereadores Ushitaro Kamia e Rubens Calvo, que viabilizaram a infraestrutura com a SPTuris, somados à dedicação da valorosa equipe da comissão organizadora e de amigos voluntários, conseguimos fazer uma grande e bonita festa”, comemorou Toshiaki “Toshi” Tamae.   

  

O sol e o tempo bom colaboraram muito com o evento que ocupou toda a área da Praça Cívica do Memorial da America Latina e parte do hall da Biblioteca Latino-americana com a exposição “Moradia dos Imigrantes Japoneses”, que prossegue até o dia 22 deste mês.

A excelente localização com muitas opções de acesso (trem, metrô e ônibus) e a estrutura do evento, elaborada pelo arquiteto Koji Maruyama, foram os pontos destacados pelo público e pelos organizadores de outros eventos da comunidade nikkei.

“Ficou muito bom, parecido com os melhores festivais da comunidade”, afirmou Aline, mãe do pequeno Lucas Yuji que visitava o festival pela primeira vez.

A mudança para o Memorial foi notória em todos os sentidos: comodidade, disposição do palco (sob a grande tenda), tenda das oficinas culturais, bazaristas, praça de alimentação com área até para o food truck.



  

Essas melhorias refletiram também na presença de grandes empresas como a Caltabiano Toyota, a Moto Honda, que marcaram presença com seus produtos. “Com a divulgação na mídia, os espaços destinados a locações esgotaram-se rapidamente”, afirmou Seiti Tikazawa, da área comercial.

Nesta edição, o Nikkey Matsuri que estreou no espaço do Memorial da America Latina passou a denominar-se Nikkey Matsuri America Latina, tornando-se o primeiro evento da comunidade nipo-brasileira a promover integração com comunidades nikkeis latino-americanas, este ano representadas por cidadãos do Peru e Chile.

A cerimônia de abertura do 10º Nikkey Matsuri America Latina, realizada na tarde de sábado (12/3), contou com as presenças dos apoiadores do evento, o deputado estadual Hélio Nishimoto e  os vereadores Ushitaro Kamia e Rubens Calvo. Estiveram presentes também o cônsul Geral do Japão, Takahiro Nakamae, o cônsul Geral do Peru, Arturo Jarama, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo,  Fernando Capez e o diretor de assuntos culturais do Memorial da América Latina, Luis Avelima entre outras autoridades. 

  

O Consulado Geral do Peru promove a exposição “Qhanaq Ñan” (O Grande Caminho Inca) - em cartaz até o dia 12/4 -, no hall da Biblioteca Latino-americana. Além disso, trouxe a chef de cozinha Patricia Yamamoto, do restaurante Hosso de Lima, que atraiu a atenção de muitos na praça de alimentação.

Oficinas culturais e atrações de palco

Como nas edições anteriores, o Nikkey Matsuri América Latina reservou um grande espaço para oficinas culturais e workshops com ícones da cultura japonesa como: cerimônia do chá, origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral), shodô (caligrafia japonesa) e shi-sá  (trabalhos com argila).

  

 

A comissão organizadora está sempre empenhada em ampliar e melhorar o espaço e a programação com muitas atrações como shows, teatro, danças folclóricas e a apresentação de grandes interpretes da música japonesa como Joe Hirata, Karen Ito, Ryu Jackson, entre outros.

Neste ano, o festival contou com a participação do grupo de danças folclóricas do Peru, o Qhantati Ururi, que agitou a plateia no grande palco e depois na praça de alimentação.

  

 

Miss Nikkey Matsuri 2016

Neste ano, o Miss Nikkey Matsuri, coordenado por Claudia Sato Seguchi do São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (Giants-SP) foi realizado na tarde de sábado (12), e contou com a participação de 17 belas candidatas Depois de desfiles para um corpo de jurados, formado pelo cantor Joe Hirata; Miss Nikkey Matsuri 2014 Rafaela Harumi Ferraz Yamamura, a empresária Rosana Kikuchi e a estudante de modas Giovana Sato. A primeira colocação, a Miss Nikkey Matsuri 2016, ficou com Jessica Kiomi Hisatomi de Oliveira, estudante de engenharia de produção; a segunda colocação, 1º princesa, com Melissa Yuri Campos Imai, estudante de engenharia ambiental e a terceira colocação, 2ª princesa, com Mayara Pardi Ikeda, estudante de técnica em agronomia.

  

 

De acordo com o concurso, as duas primeiras colocadas do Miss Nikkey Matsuri (Jessica Kiomi Hissatomi de Oliveira e Melissa Yuri Campos Imai) estão classificadas para o Miss Nikkey SP e Miss Nikkey Brasil que será realizado em julho, no Festival do Japão.

Gastronomia em destaque

Para facilitar a interação com o público, o evento, a exemplo das edições anteriores, trouxe uma grande praça de alimentação, onde os visitantes puderam saborear quitutes e iguarias da culinária japonesa como yakissoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá e guioza. O local é administrado pelas associações organizadoras e sua renda revertida para a manutenção de atividades culturais, esportivas e sociais dessas entidades. Nesta edição, os visitantes tiveram a oportunidade de saborear iguarias do Peru e do Chile.

Neste ano, também, o festival contou com um estande da AOSP–Associação Orquidófila de São Paulo, onde especialistas deram dicas de plantio e manuseio dessas plantas. atrativo extra para quem gosta de flores e plantas. 

Nikkey Matsuri América Latina

  

 

O sucesso do Festival Nikkey Matsuri deve-se basicamente à união dos dirigentes e associados das entidades promotoras e à exposição da marca Nikkey Matsuri, feita em vários pontos da cidade. Apresentações de taiko em eventos, exposição fotográfica, desfile de modelos com quimono no bairro da Liberdade e no metrô paulistano são algumas de ações já consagradas da organização.

A partir de 2010, o Festival Nikkey Matsuri passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (Lei 15.168 de 19/05/2010), iniciativa do vereador Ushitaro Kamia.

Em 2011, o festival passou a fazer parte do calendário turístico do Estado de São Paulo (Lei 14.617 de 09/11/2011), de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto.


Entidades promotoras


 

Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do Imirim, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Instituto Hei Sei e Instituto Gabi.

Apoio:

Governo do Estado de São Paulo

- Secretaria de Estado da Cultura

- Memorial da América Latina

- Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô

Prefeitura da Cidade de São Paulo

- SPTuris - São Paulo Turismo

- Subprefeitura da Lapa

Consulado Geral do Japão

Consulado Geral do Peru

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –

Bunkyo

União Cultural e Esportiva São Paulo Norte

Instituto Nikkeyweb

TV Minuto

Mais informações do Festival Nikkey Matsuri os interessados podem obter no site: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

OM

17.03.16

1 Comentário(s) | Comente esta notícia | Envie esta notícia
 
 Voltar

Apoio

Conheça









Apoio








Patrocínio







Esse site foi acessado 4312200 vezes
2006 - 2014 - Associações Nipo-brasileiras da Zona Norte de São Paulo
informações: (11) 9 8772 5309
E-mail : yoshioimaizumi@gmail.com