Nikkey Matsuri - Festival Japonês
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
:::::::::::::::MENU:::::::::::
programação de palco 2013
Comissão Organizadora
Sobre Nikkey Matsuri
Entidades Promotoras
Como Chegar
Planta das Barracas
 
::::Galeria de Fotos::::
Galeria de Fotos 2007
Galeria de Fotos 2008
Mais Fotos 2008
Fotos Metrô Estação Sé
Galeria de Fotos 2009
Festa Julina GIANTS
Sukiyaki na ANC 2009
Arraial 2010 (organizadores)
Arraial SP Norte 2010
 
Galeria de Videos
7 Nikkey Matsuri
 
::::::::::Memória::::::::::
1º Nikkey Matsuri
2º Nikkey Matsuri
3º Nikkey Matsuri
4º Nikkey Matsuri
5º Nikkey Matsuri
6º Nikkey Matsuri
7º Nikkey Matsuri
 
:::::::Curiosidade::::::::
Curiosidade
Convite 4º Nikkey Matsuri
Festival Nikkey Matsuri
BOOM TV
Filme do Nikkey Matsuri
O Japão invade a Z Norte
Festival japonês Z Norte
N. M. e Soho no Jornal
 
sites dos promotores
Ass. Cult Esport. Tucuruvi
Site dos Promotores
Giants Basebol e Softbol Clube
Basebol Anhanguera Nikei Clube
Ass.Cult. Esp.Nipo Bras Imirim
União C. E. Guarulhense UCEG
 
 


Apoio Cultural

Hospital Nipo Brasileiro


Moa International




03/04/2011,09h:14m
VI Nikkey Matsuri

6º Nikkey Matsuri será nos dias 14 e 15 de maio


 

O Festival Nikkey Matsuri, organizado por 11 associações nipo-brasileiras e quatro entidades beneficentes, é uma realidade que se consolida ano a ano na Zona Norte da Capital e muito aguardada pelo público que aprecia a cultura japonesa. Neste ano, o tradicional evento, que está na sexta edição, será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Clube Escola Jardim São Paulo, ao lado da estação do Metrô.
A Comissão Organizadora, que neste ano é presidida por Yoshio Imaizumi, como nos anos anteriores, está empenhada em ampliar e melhorar o espaço e a programação com muitas atrações como shows, teatro, danças folclóricas, taikô (tambores japoneses), grandes intérpretes da comunidade, exposições, workshops e ícones da cultura japonesa como origami, kirigami, shodô e cerimônia do chá.
Segundo Yoshio, o Nikkey Matsuri tem o objetivo de servir como escola de lideranças, pois atualmente é difícil entidades como as integrantes da comissão organizadora realizarem um evento tão significativo de forma independente. "O Nikkey Matsuri é uma oportunidade para que as lideranças jovens e os membros organizadores dessas entidades possam aprender a realizar um evento dessa magnitude", diz. A participação dos jovens das entidades promotoras tem sido muito decisiva para o sucesso do evento.
O projeto Nikkey Matsuri nasceu durante os preparativos para os festejos do Centenário da Imigração, quando Yoshio Imaizumi, que participava da comissão dos festejos, observou que  a Zona Norte, que reúne uma das maiores e mais participativa comunidade nikkei da Capital, apesar desse potencial, não dispunha de nenhum evento de grande porte destinado à cultura japonesa. Com apoios do vereador Ushitaro Kamia, que tem destinado emendas parlamentares desde o primeiro evento, da Prefeitura de São Paulo na cessão da infraestrutura, do dirigente e empresário Toshiaki Tamae, presidente-executivo da Liga Nipo-brasileira de Futsal, da diretoria da Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, e a participação de dirigentes das associações nikkeis da zona Norte, o primeiro Festival Nikkey Matsuri foi um sucesso e vem anotando  melhorias significativas a cada ano.
O Nikkei Matsuri caracteriza-se por ser focado somente em cultura japonesa,  nas manifestações culturais da comunidade. O evento, que tem entrada gratuita, conta com  excelente praça de alimentação, exclusiva para as entidades promotoras, onde é possível acompanhar o trabalho de voluntários das entidades,preparando quitutes e iguarias da culinária japonesa do jeitinho que é feito nas festas comemorativas das comunidades.
Yoshio Imaizumi lembra que o evento deste ano será realizado no mesmo local dos anos anteriores (Clube Escola Jardim São Paulo), porém as atividades estarão concentradas no espaço do campo de futebol, isto é, mais próximas da estação do Metrô Jardim São Paulo.
Inovando sempre
Na praça de alimentação também estará uma das principais inovações deste ano. "O yakissoba, prato principal da festa, terá a participação de todas as entidades e servido em uma central", afirma Toshiaki Tamae, vice-presidente da comissão organizadora. Para facilitar a aquisição do yakissoba, o prato mais consumido todos os anos no evento, a comissão organizadora colocará, pela primeira vez, a circulação do "vale-yakissoba", que comercializará de forma antecipada, com vendas feitas pelas associações promotoras, ao preço de R$ 10,00. No dia, o  yakissoba custará R$ 15,00
Com isso. a organização calcula que neste ano sejam comercializados algo em torno de 7.000 pratos da iguaria. "Se a experiência com o yakissoba der certo, essa estratégia deverá se estender para outros setores da cozinha", afirma Toshiaki Tamae.


Participação jovem

 


Os jovens também terão participação destacada no evento. O Seinen Nikkey estará presente como uma das entidades participantes na praça de alimentação. Esse grupo que reúne jovens de várias entidades, vem realizando várias ações sociais, como o “Undokai Solidário”, em fevereiro deste ano, destinado a crianças carentes. Juntos e apoiados por entidades, esses jovens compraram brinquedos e doces e os distribuíram no undokai realizado no CEU Jaçanã. O Undokai Solidário deverá ser realizado novamente em julho.
Os dirigentes do Seinen  Nikkey veem a sua participação no Festival Nikkey Matsuri como aprendizado, pois pretendem aproveitar ao máximo a experiência para atuarem no intercâmbio com jovens de outras entidades.
O sucesso do Festival Nikkey Matsuri deve-se muito à exposição da marca Nikkey Matsuri que é feita durante o ano inteiro em vários pontos da cidade como apresentações de taikô e danças folclóricas em inaugurações de estações de metrô, como Sacomã, em janeiro, e Faria Lima, em maio de 2010, exposição fotográfica, workshops de ikebana (arranjos florais) no Metrô e na CPTM, desfile de modelos com trajes típicos do Japão no bairro da Liberdade, metrô e avenida Paulista e parceria com a TV Minuto, nos monitores dos trens do Metrô, que falam diretamente com os 3,6 milhões de usuários/dia do sistema.
A cada ano, as melhorias na infraestrutura e na decoração têm sido destaques nos principais meios de comunicação da cidade. Na edição passada, a organização calcula que cerca de 40 mil pessoas visitaram o Festival Nikkey Matsuri nos dois dias de realização.
Yoshio Imaizumi lembra que neste ano, o Nikkey Matsuri realizará ação para contribuir com a campanha de arrecadação de recursos para a reconstrução do Japão. Parte da renda com a venda de camisetas do evento e a venda da barraca da Associação Cultural e Agrícola de Cachoeira será depositada em contas da campanha.
Imaizumi ressalta: o aspecto mais interessante do evento é a formula do sucesso de sua realização, baseada na união de várias entidades de pequeno porte produzindo um evento que está incluído no calendário oficial da cidade de São Paulo. 
 
Confira os dados do evento:
 
SERVIÇO
 
6º Nikkey Matsuri
Data: 14 e 15 de maio de 2011
Local: Clube Escola Jardim São Paulo,Rua Viri,  s/nº, Jardim São Paulo, ao lado da estação Jardim São Paulo do Metrô
Horario das atrações de palco: das 10h às 20h
 
Entidades promotoras
Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Casa Verde, Associação Cultural e Agrícola Cachoeira, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, UCEG - União Cultural Esportiva Guarulhense, Escola Bicultural Hei Sei, Seinen Nikkey, Kibo no Iê, Yassuragui Home, Kodomo no Sono e Ikoi no Sono
 
Apoio
Prefeitura da Cidade de São Paulo
Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer
SPTuris - São Paulo Turismo
Metrô São Paulo
Clube Escola Jardim São Paulo
TV Minuto


Mais informações do Festival Nikkey Matsuri podem ser obtidas no site:
www.nikkeymatsuri.nw.org.br

 

 

 

0 Comentário(s) | Comente esta notícia | Envie esta notícia
 
 Voltar

Apoio

Conheça









Apoio








Patrocínio







Esse site foi acessado 4420084 vezes
2006 - 2014 - Associações Nipo-brasileiras da Zona Norte de São Paulo
informações: (11) 9 8772 5309
E-mail : yoshioimaizumi@gmail.com