Realizado no último final de semana, no Memorial da America Latina, o festival de cultura japonesa contou com grande público e pela primeira vez, com participação das comunidades de países latinos como Peru e Chile.
Sucesso e objetivo alcançado são palavras que resumem o sentimento do presidente Toshiaki Tamae e de membros da comissão organizadora do 10º Nikkey Matsuri America Latina, realizado neste final de semana, dias 12 e 13 de março, no Memorial da América Latina.
“Como prevíamos, foram um grande desafio e uma responsabilidade imensa fazermos o 10º Nikkey Matsuri num espaço novo. Todavia, graças aos apoios do deputado estadual Hélio Nishimoto, que intermediou a utilização do espaço do Memorial da America Latina, e dos vereadores Ushitaro Kamia e Rubens Calvo, que viabilizaram a infraestrutura com a SPTuris, somados à dedicação da valorosa equipe da comissão organizadora e de amigos voluntários, conseguimos fazer uma grande e bonita festa”, comemorou Toshiaki “Toshi” Tamae.
O sol e o tempo bom colaboraram muito com o evento que ocupou toda a área da Praça Cívica do Memorial da America Latina e parte do hall da Biblioteca Latino-americana com a exposição “Moradia dos Imigrantes Japoneses”, que prossegue até o dia 22 deste mês.
A excelente localização com muitas opções de acesso (trem, metrô e ônibus) e a estrutura do evento, elaborada pelo arquiteto Koji Maruyama, foram os pontos destacados pelo público e pelos organizadores de outros eventos da comunidade nikkei.
“Ficou muito bom, parecido com os melhores festivais da comunidade”, afirmou Aline, mãe do pequeno Lucas Yuji que visitava o festival pela primeira vez.
A mudança para o Memorial foi notória em todos os sentidos: comodidade, disposição do palco (sob a grande tenda), tenda das oficinas culturais, bazaristas, praça de alimentação com área até para o food truck.
Essas melhorias refletiram também na presença de grandes empresas como a Caltabiano Toyota, a Moto Honda, que marcaram presença com seus produtos. “Com a divulgação na mídia, os espaços destinados a locações esgotaram-se rapidamente”, afirmou Seiti Tikazawa, da área comercial.
Nesta edição, o Nikkey Matsuri que estreou no espaço do Memorial da America Latina passou a denominar-se Nikkey Matsuri America Latina, tornando-se o primeiro evento da comunidade nipo-brasileira a promover integração com comunidades nikkeis latino-americanas, este ano representadas por cidadãos do Peru e Chile.
A cerimônia de abertura do 10º Nikkey Matsuri America Latina, realizada na tarde de sábado (12/3), contou com as presenças dos apoiadores do evento, o deputado estadual Hélio Nishimoto e os vereadores Ushitaro Kamia e Rubens Calvo. Estiveram presentes também o cônsul Geral do Japão, Takahiro Nakamae, o cônsul Geral do Peru, Arturo Jarama, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Fernando Capez e o diretor de assuntos culturais do Memorial da América Latina, Luis Avelima entre outras autoridades.
O Consulado Geral do Peru promove a exposição “Qhanaq Ñan” (O Grande Caminho Inca) - em cartaz até o dia 12/4 -, no hall da Biblioteca Latino-americana. Além disso, trouxe a chef de cozinha Patricia Yamamoto, do restaurante Hosso de Lima, que atraiu a atenção de muitos na praça de alimentação.
Oficinas culturais e atrações de palco
Como nas edições anteriores, o Nikkey Matsuri América Latina reservou um grande espaço para oficinas culturais e workshops com ícones da cultura japonesa como: cerimônia do chá, origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral), shodô (caligrafia japonesa) e shi-sá (trabalhos com argila).
A comissão organizadora está sempre empenhada em ampliar e melhorar o espaço e a programação com muitas atrações como shows, teatro, danças folclóricas e a apresentação de grandes interpretes da música japonesa como Joe Hirata, Karen Ito, Ryu Jackson, entre outros.
Neste ano, o festival contou com a participação do grupo de danças folclóricas do Peru, o Qhantati Ururi, que agitou a plateia no grande palco e depois na praça de alimentação.
Miss Nikkey Matsuri 2016
Neste ano, o Miss Nikkey Matsuri, coordenado por Claudia Sato Seguchi do São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (Giants-SP) foi realizado na tarde de sábado (12), e contou com a participação de 17 belas candidatas Depois de desfiles para um corpo de jurados, formado pelo cantor Joe Hirata; Miss Nikkey Matsuri 2014 Rafaela Harumi Ferraz Yamamura, a empresária Rosana Kikuchi e a estudante de modas Giovana Sato. A primeira colocação, a Miss Nikkey Matsuri 2016, ficou com Jessica Kiomi Hisatomi de Oliveira, estudante de engenharia de produção; a segunda colocação, 1º princesa, com Melissa Yuri Campos Imai, estudante de engenharia ambiental e a terceira colocação, 2ª princesa, com Mayara Pardi Ikeda, estudante de técnica em agronomia.
De acordo com o concurso, as duas primeiras colocadas do Miss Nikkey Matsuri (Jessica Kiomi Hissatomi de Oliveira e Melissa Yuri Campos Imai) estão classificadas para o Miss Nikkey SP e Miss Nikkey Brasil que será realizado em julho, no Festival do Japão.
Gastronomia em destaque
Para facilitar a interação com o público, o evento, a exemplo das edições anteriores, trouxe uma grande praça de alimentação, onde os visitantes puderam saborear quitutes e iguarias da culinária japonesa como yakissoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá e guioza. O local é administrado pelas associações organizadoras e sua renda revertida para a manutenção de atividades culturais, esportivas e sociais dessas entidades. Nesta edição, os visitantes tiveram a oportunidade de saborear iguarias do Peru e do Chile.
Neste ano, também, o festival contou com um estande da AOSP–Associação Orquidófila de São Paulo, onde especialistas deram dicas de plantio e manuseio dessas plantas. atrativo extra para quem gosta de flores e plantas.
Nikkey Matsuri América Latina
O sucesso do Festival Nikkey Matsuri deve-se basicamente à união dos dirigentes e associados das entidades promotoras e à exposição da marca Nikkey Matsuri, feita em vários pontos da cidade. Apresentações de taiko em eventos, exposição fotográfica, desfile de modelos com quimono no bairro da Liberdade e no metrô paulistano são algumas de ações já consagradas da organização.
A partir de 2010, o Festival Nikkey Matsuri passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (Lei 15.168 de 19/05/2010), iniciativa do vereador Ushitaro Kamia.
Em 2011, o festival passou a fazer parte do calendário turístico do Estado de São Paulo (Lei 14.617 de 09/11/2011), de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto.
Entidades promotoras
Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do Imirim, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Instituto Hei Sei e Instituto Gabi.
Apoio:
Governo do Estado de São Paulo
- Secretaria de Estado da Cultura
- Memorial da América Latina
- Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô
Prefeitura da Cidade de São Paulo
- SPTuris - São Paulo Turismo
- Subprefeitura da Lapa
Consulado Geral do Japão
Consulado Geral do Peru
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –
Bunkyo
União Cultural e Esportiva São Paulo Norte
Instituto Nikkeyweb
TV Minuto
Mais informações do Festival Nikkey Matsuri os interessados podem obter no site: www.nikkeymatsuri.nw.org.br
Esse site foi acessado
5255791 vezes
2006 - 2014 - Associações Nipo-brasileiras da Zona Norte de São Paulo informações: (11) 9 8772 5309
E-mail : yoshioimaizumi@gmail.com