Nikkey Matsuri - Festival Japonês
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
:::::::::::::::MENU:::::::::::
programação de palco 2013
Comissão Organizadora
Sobre Nikkey Matsuri
Entidades Promotoras
Como Chegar
Planta das Barracas
 
::::Galeria de Fotos::::
Galeria de Fotos 2007
Galeria de Fotos 2008
Mais Fotos 2008
Fotos Metrô Estação Sé
Galeria de Fotos 2009
Festa Julina GIANTS
Sukiyaki na ANC 2009
Arraial 2010 (organizadores)
Arraial SP Norte 2010
 
Galeria de Videos
7 Nikkey Matsuri
 
::::::::::Memória::::::::::
1º Nikkey Matsuri
2º Nikkey Matsuri
3º Nikkey Matsuri
4º Nikkey Matsuri
5º Nikkey Matsuri
6º Nikkey Matsuri
7º Nikkey Matsuri
 
:::::::Curiosidade::::::::
Curiosidade
Convite 4º Nikkey Matsuri
Festival Nikkey Matsuri
BOOM TV
Filme do Nikkey Matsuri
O Japão invade a Z Norte
Festival japonês Z Norte
N. M. e Soho no Jornal
 
sites dos promotores
Ass. Cult Esport. Tucuruvi
Site dos Promotores
Giants Basebol e Softbol Clube
Basebol Anhanguera Nikei Clube
Ass.Cult. Esp.Nipo Bras Imirim
União C. E. Guarulhense UCEG
 
 


Apoio Cultural

Hospital Nipo Brasileiro


Moa International




08/03/2016,14h:36m
10º Nikkey Matsuri acontece neste sábado, 12 e domingo, 13, no Memorial da América Latina

 

10º Nikkey Matsuri acontece neste sábado, 12 e domingo, 13, no Memorial da América Latina, junto ao Metrô da Barra Funda

Neste novo espaço, o festival contará, pela primeira vez, com participação das comunidades de países latinos como Peru e Chile.

O Nikkey Matsuri, tradicional festival de cultura japonesa organizado por entidades nikkeis da zona Norte de cidade de São Paulo, será realizado neste final de semana, dias 12 e 13, no Memorial da América Latina, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda, ao lado da estação Palmeiras /Barra Funda, do metrô. Com isso, o evento passou a denominar-se “Nikkey Matsuri América Latina”. 

Nesta edição, o festival Nikkey Matsuri América Latina tem como tema o “respeito", que em japonês se pronuncia "sonkei". “O objetivo é valorizar a cultura japonesa, as suas tradições e a interação do público com esse evento que, neste ano, completa uma década com muitas inovações”, afirma seu presidente, Toshiaki “Toshi”Tamae.

As melhorias do evento, principalmente no que diz respeito ao atendimento ao público, têm sido buscadas com obstinação, a cada ano, pela comissão organizadora. Para isso, os organizadores contam com o apoio do Governo do Estado de São Paulo que, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, viabilizou o espaço do Memorial da América Latina. Já a Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, disponibiliza a infraestrutura como palco, tendas e iluminação para a realização desse tradicional festival cultural.

A entrada é gratuita, mas a exemplo dos anos anteriores, na entrada a organização arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais da comunidade.

Atrações de palco e oficinas culturais

  

O Festival Nikkey Matsuri América Latina caracteriza-se por ser focado em cultura japonesa e na integração de seus descendentes com brasileiros e outros povos. A comissão organizadora está sempre empenhada em ampliar e melhorar o espaço e a programação com muitas atrações como shows, teatro e danças. Neste ano, o festival contará, pela primeira vez, com a participação de nikkeis do Peru e do Chile.

Atrações da comunidade peruana

Neste ano, o instrumentalista Horacio Camargo oferecerá um workshop de instrumentos musicais peruanos nativos e o grupo Qhantati Ururi apresentara danças da região de Puno, a capital folclórica do Peru. Essa cidade está a quase 4.000 metros de altitude, no extremo sul do país às margens do lago Titicaca.

A gastronomia peruana contará com a participação da chef Patricia Yamamoto do restaurante Hosso Sushi & Cebiches de Lima, que apresentará makis nikkeys (peruano-japoneses) e a pâtisserie amai miski sorvetes peruanos e japonesesl 

Como nas edições anteriores, o Nikkey Matsuri América Latina terá exposições, workshops e ícones da cultura japonesa como origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral) e shodô (caligrafia japonesa).

Para facilitar a interação com o público, o evento terá uma grande praça de alimentação, onde poderão ser saboreados quitutes e iguarias da culinária japonesa como yakissoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá e guioza. Essa praça de alimentação é administrada pelas associações organizadoras e a sua renda é revertida para manutenção das atividades culturais, esportivas e sociais dessas entidades. E, nesta edição, o visitante terá ainda a oportunidade de saborear iguarias dos países vizinhos.

Neste ano, também, o festival terá um estande da AOSP - Associação Orquidófila de São Paulo, onde especialistas darão dicas de plantio e manuseio dessas plantas. Um atrativo extra para quem gosta de flores e plantas.

 

Nikkey Matsuri América Latina

 

O sucesso do Festival Nikkey Matsuri deve-se basicamente à união dos dirigentes e associados das entidades promotoras e à exposição da marca Nikkey Matsuri feita em vários pontos da cidade. Apresentações de taiko em eventos, exposição fotográfica, desfile de modelos com quimono no bairro da Liberdade, no metrô paulistano são algumas das ações já consagradas da organização.

No último sábado, 5, três candidatas do 4º Miss Nikkey Matsuri Melissa Yuri Campos Imai, Bianca Suemi Tanaka Souza e Juliana Sayuri Ando, vestindo belos quimono, traje típico do Japão, acompanhados de membros da comissão organizadora visitaram o bairro Oriental da Liberdade e depois viajaram de metrô até a estação Palmeiras / Barra Funda e conheceram as instalações do Memorial da America Latina, palco do 10º Nikkey Matsuri America Latina. 

No bairro da Liberdade e em todo o trajeto da viagem no metropolitano, as garotas e a comissão organizadora do Nikkey Matsuri foram carinhosamente recebidos pelo público, sinal que as pessoas gostam e aprovam essas ações da organização que a cada ano ganha novos admiradores e frequentadores do evento.
 

Nas semanas que antecedem o evento, os milhões de usuários do metrô paulistano são informados do evento nos 5.232 monitores da TV Minuto instalados nos trens do metropolitano e também em cartazes nos painéis de comunicação das estações.

A partir de 2010, o Festival Nikkey Matsuri passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (Lei 15.168 de 19/05/2010), iniciativa do vereador Ushitaro Kamia.

Em 2011, o Nikkey Matsuri passou a fazer parte do calendário turístico do Estado de São Paulo (Lei 14.617 de 09/11/2011), de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto.

 

Serviço

10º Nikkey Matsuri América Latina

Data: 12 e 13 de março de 2016, das 10 às 20 horas.

Local: Memorial da América Latina, ao lado da estação Palmeiras / Barra Funda, que está integrado com a CPTM (Linhas 8-Diamante e 7-Rubi), Terminal Rodoviário e Terminal Urbano da SPTrans. 

Para aqueles que não conseguem deixar o carro, nas imediações há vários estacionamentos particulares.

Entidades promotoras:

Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do Imirim, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Instituto Hei Sei e Instituto Gabi.

Apoio:

Governo do Estado de São Paulo

- Secretaria de Estado da Cultura

- Memorial da América Latina

- Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô

Prefeitura da Cidade de São Paulo

- SPTuris - São Paulo Turismo

- Subprefeitura da Lapa

Consulado Geral do Japão

Consulado Geral do Peru

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –

Bunkyo

União Cultural e Esportiva São Paulo Norte

Instituto Nikkeyweb

TV Minuto

Mais informações do Festival Nikkey Matsuri, os interessados podem obter no site: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

OM

07.03.16

0 Comentário(s) | Comente esta notícia | Envie esta notícia
 
 Voltar

Apoio

Conheça









Apoio








Patrocínio







Esse site foi acessado 4333409 vezes
2006 - 2014 - Associações Nipo-brasileiras da Zona Norte de São Paulo
informações: (11) 9 8772 5309
E-mail : yoshioimaizumi@gmail.com