Nikkey Matsuri - Festival Japonês
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
:::::::::::::::MENU:::::::::::
programação de palco 2013
Comissão Organizadora
Sobre Nikkey Matsuri
Entidades Promotoras
Como Chegar
Planta das Barracas
 
::::Galeria de Fotos::::
Galeria de Fotos 2007
Galeria de Fotos 2008
Mais Fotos 2008
Fotos Metrô Estação Sé
Galeria de Fotos 2009
Festa Julina GIANTS
Sukiyaki na ANC 2009
Arraial 2010 (organizadores)
Arraial SP Norte 2010
 
::::::::::Memória::::::::::
1º Nikkey Matsuri
 
Galeria de Videos
7 Nikkey Matsuri
 
::::::::::Memória::::::::::
2º Nikkey Matsuri
3º Nikkey Matsuri
4º Nikkey Matsuri
5º Nikkey Matsuri
6º Nikkey Matsuri
7º Nikkey Matsuri
 
:::::::Curiosidade::::::::
Curiosidade
Convite 4º Nikkey Matsuri
Festival Nikkey Matsuri
BOOM TV
Filme do Nikkey Matsuri
O Japão invade a Z Norte
Festival japonês Z Norte
N. M. e Soho no Jornal
 
sites dos promotores
Site dos Promotores
Ass. Cult Esport. Tucuruvi
Giants Basebol e Softbol Clube
Basebol Anhanguera Nikei Clube
Ass.Cult. Esp.Nipo Bras Imirim
União C. E. Guarulhense UCEG
 
 


Apoio Cultural

Hospital Nipo Brasileiro


Moa International




3º Nikkey Matsuri

Muita dança e música no encerramento

do 3º Festival Nikkey Matsuri de São Paulo


Nos dois dias de apresentação, o Nikkei Matsuri contou com expressiva presença de público, que ficou até a última apresentação para cantar e dançar com o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil, que fez a festa de encerramento.

 

 

O 3º Festival Nikkey Matsuri deste ano, aberto pelo prefeito Gilberto Kassab, em companhia do secretário de Esportes, Recreação e Lazer, Walter Feldman, pelos vereadores Ushitaro Kamia e Gilberto Natalini, e pelo presidente da Comissão Organizadora, Toshiaki Tamae, superou as expectativas e levou cerca de 25 mil pessoas, em dois dias, ao Clube Escola Jardim São Paulo, na zona Norte da Capital.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Este resultado é fruto do trabalho de todos que colaboraram para que fizéssemos um grande festival, neste ano em que comemoramos o centenário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil", destacou Toshiaki Tamae.

Com objetivo de cumprir o objetivo do festival Nikkey Matsuri – promover maior integração entre as entidades e apresentar as diversas manifestações da cultura japonesa a toda a comunidade brasileira–, a comissão esmerou-se na organização, com uma rica programação que contou a participação de várias entidades e artistas do Brasil e até do Japão, como cantora Megumi Gushi, que veio da província de Okinawa.

 

As aberturas das programações do sábado (26) e do domingo (27) foram feitas pelas equipes de rádio taissô (ginástica) vindas de várias localidades da Grande São Paulo.

Na parte das danças folclóricas, foram marcantes as participações das senhoras da Associação Okinawa Casa Verde, Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, Imirim, Santana e Tucuruvi, que emocionaram os muitos avôs e avós presentes, que puderam relembrar as antigas músicas e danças da terra natal.

A apresentação de um coral acompanhado de kotô (flauta) e shamissen (cordas) impressionou o público. Esse grupo estará presente no Sambódromo do Anhembi, em junho, para recepcionar o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, que virá ao Brasil para as comemorações do Centenário da Imigração.

Para os amantes das artes marciais, o grupo Ninjutsu Genbukan Nenriki Dojo, comandado por Bill Sensei, deu um verdadeiro espetáculo de destreza e técnica, com apresentações que encantaram o público, principalmente aos jovens e crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em alta com as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, os grupos de taikô (tambor japonês) Himawari Taikô, Requios Geinou Doukokai e Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil deram verdadeiro show de beleza e harmonia. O público vibrou a cada batida e movimento dos percussionistas.

 


Na parte musical, consagrados nomes da comunidade nipo-brasileira, como Nobuhiro Hirata e Toshiaki Yoshikawa, vencedores de concursos de karaokê no Brasil e no Japão, o trio D3 (Daniella, Deborah e Daniele), Maurício Miya, Karen Ito e Joe Hirata intercalaram a programação com apresentações que mexeram com o público nos dois dias do festival.

Já as crianças deram um show de simpatia em um número de dança folclórica japonesa. Os pequenos alunos da escola Uehara Gakuen, do bairro da Casa Verde, despertaram a atenção de todos os visitantes, que paravam para olhar cada passo dos jovens artistas.

 


A praça da alimentação, organizada pelas entidades promotoras e pelas instituições assistenciais, também merecem destaque especial no evento. Muitas famílias aproveitaram o dia de sol para saborear iguarias da culinária japonesa como o yakissoba, tempurá, temaki, doces e sorvetes especiais feitos no Japão.

Por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração, a MOA internacional, que ocupou uma ala especial, realizou apresentações da cerimônia do chá e mostras sobre artes como ikebana e origami.

A saúde e a solidariedade também estiveram presentes no 3º Nikkey Matsuri com a realização de exame gratuito de visão feito pela equipe do Hospital de Olhos, que atendeu e encaminhou 402 pessoas. A Barraca do Bem, organizada por alunos e alunas da Uehara Gakuen, arrecadou alimentos que serão doados para a entidade assistencial Ikoi no Sono.

No domingo, dia 27, uma equipe de profissionais da Soho Hair Intenacional realizou 573 cortes de cabelos, 67 esmaltações e 80 quick massages. A arrecadação desse trabalho será integralmente revertida para a entidade assistencial Yassuragui Home e para a Associação dos Moradores Mirante do Jardim são Paulo.

O festival Nikkey Matsuri é organizado pelas seguintes associações: Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Campo Limpo, Associação Cultural e Agrícola Cachoeira, Associação Esportiva e Cultural Edu Chaves, Associação Cultural e Esportiva Santana, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Escola de Educação Infantil Heisei, Núcleo Educacional Uehara Gakuen e UCEG - União Cultural e Esportiva Guarulhense, com apoio da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Ikoi no Sono, Kibô no Iê, Yassuragui Home, Kodomo no Sono e parceria com a Subprefeitura Santana/Tucuruvi e Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer.

Mais informações e imagens do 3º Nikkey Matsuri podem ser acessadas no site: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Osmar Maeda - Coordenadoria de Imprensa 

Fotos: Fran Rojas

 
 Voltar

Apoio

Conheça









Apoio








Patrocínio







Esse site foi acessado 4312205 vezes
2006 - 2014 - Associações Nipo-brasileiras da Zona Norte de São Paulo
informações: (11) 9 8772 5309
E-mail : yoshioimaizumi@gmail.com