Icaro - Integrando comunidades.












Instituto Claudio Ayabe



Eventos

Em termos de eventos, o Instituto Ícaro está presente em grande parte dos festivais culturais – especialmente os ligados à comunidade nipo-brasileira. Seja através do campo virtual (oferecendo a estrutura necessária para divulgar datas, locais e informações ao público) como também na parte física, atuando como um incentivador da demonstrações culturais. Em todos os eventos, participamos ativamente com representantes da diretoria e cobertura jornalística, suporte necessário para mobilizar ainda mais pessoas interessadas no Japão e suas características preservadas no Brasil.

 

 

 

Akimatsuri  

 

Tradicional evento realizado pelo Associação Cultural de Mogi das Cruzes, é o maior evento de cultura japonesa da região, atraindo mais de 50 mil pessoas. No local, a programação estimula o público a interagir entre si e com a própria cultura japonesa.

 

Caqui e Flores

 

A Festa do Caqui e das Flores é um tradicional evento da colônia japonesa produtora de caqui e flores do bairro Itapeti, em Mogi das Cruzes realizado pela Associação Cultural Agrícola de Itapeti.

 

Festival das Cerejeiras no Horto

 

O evento é uma realização da Associação dos Bolsistas JICA-São Paulo – Abjica-SP e do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente, tendo como patrocinador exclusivo o Banco Real.

 

Festival das Cerejeiras Bunkyos

 

É um evento coordenado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) realizada em conjunto com a Associação Cultural e Esportiva de Caucaia do Alto, Centro Cultural de Ibiúna, Associação Cultural e Esportiva de Mairinque e Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista.

 

Nikkeymatsuri

 

Festa promovida na zona norte de São Paulo pela Associação Nipo-Brasileira de Vila Nova Cachoeirinha, Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural Esportiva Campo Limpo, Associação Cultural Esportiva Agrícola Cachoeira, Associação Cultural Esportiva Edú Chaves, Associação Cultural e Esportiva Santana, entre outras.

 

Festa do Sushi

 

Festa da culinária japonesa realizada no Vale do Ribeira uma vez por ano e promovida pela Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro. O destaque fica por conta das comidas típicas e apresentações de danças típicas e mostras da cultura japonesa.

Japão na Zona Sul 

Evento organizado por 21 entidades da Zona Sul de São Paulo com intuito de divulgar e preservar a cultura japonesa. O festival, realizado uma vez por ano, reúne mais de 30 mil pessoas em dois dias.

 

 Festival Internacional de Danças Folclóricas

 

Festa que reúne 29 grupos representando seus respectivos países, na qual se apresentam dançarinos típicos. Promovido todos os anos para preservar a cultura global, o evento é uma mostra do que são os imigrantes que vivem no Brasil. 

 

 

Sons do Japão

O presente projeto se refere à apresentação de renomados artistas japoneses em Koto, Shamisen e Shakuhachi na cidade de Vargem Grande Paulista. 

Mão da Natureza

Exposição formada por obras de conceituados artistas japoneses e nikkeis, apresentando trabalhos em diferentes técnicas tradicionais da arte japonesa.

 
 Voltar

来年は立候補しません
現在の文協のマイナス面を変えるよりも、ほかの日系社会の良いところを伸ばしていきたい」―。過去3回にわたって聖市リベルダーデ区にあるブラジル日本文化福祉協会の会長選挙に立候補してきた小川彰夫氏(69、2世)...

       
   Busca no site


             Banner de apoiadores
Esse site foi acessado 864959 vezes
Instituto ICARO

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680, cj. 44 - Jd. Paulista - São Paulo - SP - Tel.: 55 (11) 3254-5444