Fenivar - Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira
 
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
A Instituição
Diretoria 2013
Sobre a Fenivar
Localização
 
Associações
Entidades Associadas
 
Links
Prefeitura de Registro
 
Contato
Fale Conosco
 
Galeria de Fotos
16 Festa do Sushi
 
 
 
22/10/2007,16h:57m
12a. Festa do Sushi - evento atraiu cerca de 8 mil pessoas e se destacou pela diversidade

Evento atraiu cerca de 8 mil pessoas e se destacou pela diversidade de apresentações

Registro

Como acontece tradicionalmente, a abertura da 12ª Festa do Sushi na noite de sábado, 16 de junho, reuniu autoridades para o Kagami Wari que, traduzido literalmente, significa quebrar espelho. Vestidos com o Happi, as autoridades quebram o barril de saquê e erguem brinde desejando sucesso ao evento. Realizada no Centro de Exposições Expovale, a 12ª Festa do Sushi encerrou a programação da Semana da Cultura Japonesa e se destacou pela diversidade de apresentações culturais.

Além da culinária japonesa, no sábado o público pôde conferir apresentações de wadaiko, dança folclórica alemã de Pariquera-Açu e dança folclórica japonesa de São Paulo. No karaokê, destaque para a participação dos campeões nacional da modalidade musical Kuzuko Kawai, Norton Miasake e sua esposa Fábia Miasake. Durante a festa, também foram apresentadas as candidatas do concurso de “Miss Centenário da Imigração Japonesa” - etapa Registro.

No domingo, a festa continuou com wadaiko, sapateado com a Academia Developpe, dança japonesa do grupo de Ribeirão Pires, dança alemã com o grupo folclórico da Aceseval de Pariquera-Açu, ginástica musical de Registro e show com o cantor Joe Hirata. Também foram premiados os vencedores do concurso de pintura “Um Olhar para a Cultura Japonesa em Registro” – realizado entre alunos do município.

Na culinária, também muita diversidade: além do sushi, a Federação das Associações Nikkeis do Vale do Ribeira (Fenivar) ofereceu tempurá, sashimi, yakissoba, udon, sukiaki, gyosa, soba, sopa de cabrito (prato típico de Okinawa, no Japão), além de espetinhos e pastéis. Estima-se que cerca de 8 mil pessoas passaram pela Festa do Sushi entre sábado e domingo. O evento foi promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro, Registro Base Ball Clube (RBBC), Unesp e Prefeitura Municipal.

A Semana da Cultura Japonesa também contou com exposição de pinturas, apresentações de dança e oficinas de ikebana e origami. Cerca de 3 mil estudantes passaram pelo KKKK, entre os dias 9 e 15 de junho, para conferir a programação voltada a difundir e valorizar a cultura japonesa no município.

0 Comentário(s) | Comente esta notícia | Envie esta notícia
 
 Voltar
Este site foi acessado 2028780 vezes desde Outubro/2008
2007 -Fenivar - Todos os direitos reservados