Fenivar - Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira
 
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
A Instituição
Diretoria 2013
Sobre a Fenivar
Localização
 
Associações
Entidades Associadas
 
Links
Prefeitura de Registro
 
Contato
Fale Conosco
 
Galeria de Fotos
16 Festa do Sushi
 
 
 
22/10/2007,20h:10m
Registro conquista o direito de usar a logomarca oficial das Comemorações do Centenário da Imigração

No plenário da Câmara Municipal de Registro, na última segunda-feira, dia 5, a Coordenação Regional e Municipal das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, representados pelo Hideo Nasuno (presidente da Comissão Municipal), Toshiaki Yamamura (coordenador geral da Comissão Regional e presidente da FENIVAR) e Inês Kawamoto (vice-presidente da Associação Panamericana de Nikkeis do Brasil, coordenadora geral da Comissão Municipal e vice-prefeita de Registro). Os representantes nipo-brasileiros foram convidados e ocuparam a Tribuna da Câmara para explicar como estão os preparativos para as festividades.
O primeiro a utilizar a palavra foi Hideo Nasuno que além de enumerar todos os projetos que estão sendo desenvolvidos por Registro para o Centenário em 2008, agradeceu o empenho da Câmara para auxiliar na organização das festividades, e ainda, solicitou o apoio para que os vereadores atuem junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) para que os viadutos da BR 116 que cortam o município de Registro recebam as denominações em homenagem aos colonizadores japoneses locais. “Com muito trabalho, com muito sacrifício e contando com a colaboração de toda a comunidade conseguiremos fazer um grande evento”, disse Hideo Nasuno.
Inês Kawamoto anunciou oficialmente que o Poder Público Municipal (Câmara e Prefeitura) ganharam o direito de utilizar a logomarca oficial do Centenário da Imigração Japonesa, ressaltando que este direito não foi conquistado por muitas outras cidades brasileiras. Inês falou sobre o evento que acontecerá ainda em julho deste ano e será um “pré-centenário”, onde Registro terá que se empenhar ao máximo para que apresente o melhor. Um dos destaques da cidade foi a forma coma que as diversas culturas e religiões se interagem, a exemplo do culto ecumênico, parte integrante das festividades anuais do Tooru Nagashi. Registro foi caracterizado como o modelo para o caminho da paz. “Precisamos unir forças e mostrar para o mundo o que Registro tem de mais especial”, disse Inês.
Já Toshiaki Yamamura ressaltou o Registro sediará em julho próximo Convenções Internacionais, que reunirão mais de 400 pessoas de 24 países. “Será um vestibular, um teste para nós, por isso não podemos errar”, afirmou Toshiaki, e completou “Já que não temos praias, cachoeiras, nem cavernas, temos a história e temos a oportunidade de projetar turisticamente esta cidade”.
Ao encerrarem sua participação na sessão da Câmara desta semana, os representantes da colônia japonesa de Registro entregaram ao presidente Nilton Hirota um banner, que ficará fixado na Câmara de Registro até 2008, quando acontecerão as festividades do Centenário. Em um trocadilho Nilton Hirota descreveu o significado deste momento para a cidade: “Estamos registrando o renascimento de Registro”.

0 Comentário(s) | Comente esta notícia | Envie esta notícia
 
 Voltar
Este site foi acessado 1606159 vezes desde Outubro/2008
2007 -Fenivar - Todos os direitos reservados