Fenivar - Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira
 
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
A Instituição
Diretoria 2013
Sobre a Fenivar
Localização
 
Associações
Entidades Associadas
 
Links
Prefeitura de Registro
 
Contato
Fale Conosco
 
Galeria de Fotos
16 Festa do Sushi
 
 
 
22/10/2007,20h:02m
Prefeitura e Bunkyos assinam convênio para realização de documentário sobre 100 anos da Imigração
 

A Prefeitura Municipal de Registro, Associação Cultural Nipo/Brasileira de Registro (Bunkyo), Registro Base Ball Clube (RBBC), União Cultural e Esportiva da região Sudoeste (UCES), Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira (Fenivar) e a ONG Ecofalante assinaram convênio para a produção de um documentário sobre “A História da Colonização Japonesa no Vale do Ribeira” e do livro “A Rota do Chá”, como primeira ação em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, que será comemorado em Registro em 2008, contando com a participação das colônias japonesas do Vale do Ribeira e da região sudoeste do estado de São Paulo.
Escolhida pelo prefeito Clóvis Vieira Mendes para ser a coordenadora dos festejos, a vice-prefeita, drª Inês Kawamoto comandou a cerimônia de assinatura do convênio, destacando o apoio dos município da região sudoeste em comemorar o centenário em Registro. Em seu discurso, o prefeito Clóvis destacou a importância de mantermos a história do município através de documentários como este. “Estamos planejando uma grande comemoração e este documentário e o livro são apenas o início destes trabalhos, que também incluem a revitalização da Praça Nakatsugawa, em homenagem a cidade-irmã no Japão, e a construção de um portal da imigração. E para isso também queremos contar com a participação dos empresários da região, pois conseguimos um recurso de R$ 100 mil e queremos encontrar mais parceiros para a construção deste importante monumento”.
O diretor da Ecofalante e diretor do documentário, Francisco Guariba, disse estar honrado em realizar este documentário, destacando a importância cultural que os municípios da região preservam. Participaram também da assinatura dos convênios o diretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico, Manoel Chikaoka, o presidente do Bunkyo, Kunihiko Takahashi, o presidente da Fenivar, Toshiaki Yamamura, o presidente do RBBC, Mário Soshim, o prefeito de São Miguel Arcanjo, Celso Mossim, o presidente da UCES, vereador de São Miguel Arcanjo, Hélio Nori, e delegada regional de cultura, Célia Milan, além de representantes das famílias Amaya e Yamamoto, que plantam chá na região.
Voto de Júbilo – A Câmara Municipal de São Paulo encaminhou ao diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Manoel Kenji Chikaoka, uma cópia autêntica do requerimento de iniciativa do vereador Aurélio Nomura. No documento, assinado conjuntamente por outros vereadores, solicita que nos termos regimentais, seja consignado o voto de júbilo e congratulações ao Sr. Manoel Chikaoka pela posse como Conselheiro Titular de Turismo do Município de Registro.

297 Comentário(s) | Comente esta notícia | Envie esta notícia
 
 Voltar
Este site foi acessado 1896202 vezes desde Outubro/2008
2007 -Fenivar - Todos os direitos reservados