Associação Esportiva e Cultural do Parque Edu Chaves
 
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
SOBRE A ENTIDADE
HISTÓRICO
DIRETORIA
PROGRAMAÇÃO 2013
Localização
Banco de Horas
Fotos antigas
SP Norte
 
KARAOKÊ
Estrutura
Calendário
Resultados
XX Karaokê Taikai
XX Karaokê - classificados
 
TÊNIS DE MESA
Estrutura
Calendário
Resultados
Ranking Liga nipo brasileira
 
FUTEBOL
Estrutura
Calendário
Resultados
 
VÔLEI
Estrutura
Calendário
Resultados
 
NIHONGO GAKKO
Estrutura
Calendário
Prêmios
 
GALERIA DE FOTOS
Copa Centenário
Tanabata Matsuri 2008
Paulistão 2009 - Campinas
Pesqueiro Maeda
1º Festa Julina Giants
V Sakura Matsuri - Horto
Brasileirão 2009 - Bunkyo
Tanabata Matsuri 2009
Bazar da pechincha - usados
XX Karaokê Taikai Edu Chaves
XX Karaokê Taikai - parte 2
Liga Tênis de mesa - Kenzen
Dia das Crianças - 11/10/2009
Campeonato Eduardo Yukisaki
Bonen kai
Ranking - T.M. 01/2010
XVI Paulistão - Arujá
Liga Tênis de Mesa - Registro
Tanabata Matsuri 2010 - evento
Tênis de mesa SP Norte
Copa Kamia 2010
21º Taikai Edu Chaves 2010
boonenkai 2010
Liga Nipo -T.M.-Registro 2011
Tanabata Matsuri 2011
XXII Karaokê Taikai Edu Chaves
XXII Karaokê Taikai Edu Chaves
Yakisoba 2012
Bazar de Usados
XXIII Karaokê Taikai
XXIII Karaokê Taikai - parte 2
Assembléia Legislativa
SP Norte 50 anos
TM Equipes - SP Norte
 
ENTIDADES AMIGAS
União Paulista de Karaokê
Abrac - Ass. Bras. de canção
ACET - Tucuruvi
UCEG - Guarulhos
ACENBI - Imirim
A.C.A Kiyowa
Happy Science - C. Felicidade
 
FALE CONOSCO
Fale Conosco
 
 
 
HISTÓRICO


HISTÓRICO

 


 

No início da década de 1970, já existiam diversas associações Nikkeys, algumas inclusive na região Norte de São Paulo, mas nenhuma que atendesse aos moradores dos bairros de Edu Chaves, Jaçanã, Jardim Brasil e Jardim Japão.
 
Foi do desejo de unir a comunidade Nikkey desses bairros que os senhores Ryusaku Fujino, Mizuta Tsitaru, Tadao Akamatsu, Kuraji Kitahara , Hifumi Hiratsuka e Atsushi Kai começaram a se reunir em suas próprias casas para discutir formas de criar uma associação, além de contar com o apoio a as orientações do vereador Celso Matsuda e do deputado Jihei Noda.
 
A primeira ação foi “dividir” os bairros da localidade em quatro regiões para facilitar que novos interessados fossem convocados a participar desse projeto. A região da Avenida Edu Chaves ficou sob responsabilidade do Sr. Tsitaru mizuta, enquanto a chamada parte leste do bairro ficou sob responsabilidade do Sr. Kuraji Kitahara. Já o bairro do Jardim Brasil foi responsabilidade do Sr. Tadao Akamatsu e o bairro do Jaçanã ficou com o Sr. Takao Sugawara.
 
Com o crescente número de associados, fez-se necessário a utilização de um local maior, e na ausência de uma sede própria, um pequeno salão foi alugado na Avenida Luís Stamatis, no Jaçanã, em 1976. Essa foi considerada a primeira sede da associação e a data de fundação em 1 de maio de 1976.
 
Seu primeiro presidente foi o Sr. Ryusaku Fujino, tendo como vice-presidentes os senhores Mizuta Tsitaru e Kuraji Kitahara.
 
Neste mesmo ano, a diretoria visitou a Associação Esportiva e Cultural de Vila Maria, sob comando do Sr. Tanaka, e a Sociedade Amigos do Parque Edu Chaves (SAPEC), justamente para aprender sobre as formas de conduzir e administrar uma associação.
 
Então, em 1979 iniciam-se as atividades com o intuito de adquirir um terreno para a construção de uma sede própria. Para arrecadar o dinheiro necessário para adquirir o local escolhido, foi feita uma rifa, sendo que o primeiro prêmio foi fusca 0Km, o segundo prêmio um aprelho de som e o terceiro uma máquina de escrever, além de contar com as contribuições dos associados, cujos nomes foram gravados em placas que até hoje estão na sede.
 
Enfim, em 13 de agosto de 1979 é lavrada a escritura definitiva do terreno adquirido pela associação. Participaram do ato o senhor Hiroshi Sato (²“¡Š°) e Jorge Ishigami sendo que o senhor Shigeo Iwazawa foi o avalista.
 
Em 1982 iniciavam-se então as obras de construção da atual sede, no mesmo ano que surgia então o Departamento de senhoras ou Fujinkai. A primeira presidente foi a senhora Aiko Tanaka tendo como vice Fusae Yumito e Kawamura Masako, além de Taeko Ishigami como secretária.
Finalmente, no ano de 1984, a sede própria da Associação Esportiva e Cultural do Parque Edu Chaves fica pronta, graças aos esforços de seus fundadores Ryusaku Fujino), Mizuta Tsitaru, Tadao Akamatsu, Kuraji Kitahara, Hifumi Hiratsuka e Atsushi Kai e aos associados, muitos ainda presentes na associação e ativos em suas atividades.
Muitas melhorias foram feitas durante os anos como a reforma da sala de aulas, a cobertura do corredor externo e a ampliação da cozinha, sempre procurando melhorar suas instalações e atrair novos associados. Atualmente a associação tem atividades como aulas de língua japonesa, Karaokê, Futsal, Vôlei e tênis de Mesa, geralmente obtendo excelentes resultados em torneios e campeonatos disputados.
 
 
Curiosidades:
- Um dos nomes considerados para a associação em 1976 foi “Sociedade Cultural e Esportiva Nipo Brasileira Parque Edu Chaves”.
- A construção da sede da associação começou em 1982 pela região da cozinha.
- Os presidentes com maior tempo de mandato são: Armando Fumio Yokota (12 anos) e Hiroshi Sato (9 anos).
 
Fonte:Livros de registro da associação.
Pesquisa: Sergio Massami Nakamura e Ossami Kitahara
Texto: Sergio Massami Nakamura
 
 Voltar
Apoio
Nikkeyweb
Conheça
Nikkeyweb

nikkeypedia


Untitled Document
Este site foi acessado 6245088 vezes desde Agosto/2009
Associação Esportiva e Cultural do Parque Edu Chaves