Cerejeiras no Horto

  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA  
 
 
========MENU========
Cerejeiras no Horto
Colaboradores
Programação e Mapa
 
===Galeria de Fotos===
I Festival das Cerejeiras
II Festival das Cerejeiras
III Festival das Cerejeiras
IV Festival das Cerejeiras
Xadrez e Go
V Festival das Cerejeiras
 


Realização:
Apoio:
 
18/06/2009,08h:25m
V FESTIVAL DA CEREJEIRA DO HORTO FLORESTAL

 

V FESTIVAL DA CEREJEIRA DO HORTO FLORESTAL

 

Acontecerá de 12 a 26 de julho de 2009, o V Festival da Cerejeira do Horto Florestal de São Paulo (Parque Estadual Alberto Löfgren, Rua do Horto, 931, Horto Florestal), com entrada franca.

 

Além de admirar a florada das cerejeiras, no domingo, dia 12 de julho, os visitantes poderão desfrutar diversas atrações artísticas e culturais, entre elas, taikô, músicas e danças típicas, culinária japonesa, oficinas de origami e visitas monitoradas no arboreto do Horto. O início do evento será às 10 horas com a tradicional missa a São João Gualberto, protetor das florestas.

 

 

 

  

O encantamento produzido pela florada das cerejeiras protagoniza um ritual milenar conhecido no Japão como hanami no Japão, que marca o final do rigoroso inverno, o início da primavera, o novo ano letivo, o ingresso nas universidades, as promoções para novos cargos, entre outros, sendo comemorado com muita alegria pelo povo japonês.

 

 

 

 

 

A promoção desta quinta edição do Festival é do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente, da Associação dos Bolsistas da Japan International Cooperation Agency JICA - São Paulo (ABJICA-SP) e da Associação Cultural e Esportiva de Santana – (ACESA). Conta com o apoio da Associação dos Funcionários do Instituto Florestal e de entidades da comunidade nikkei de diversas regiões de São Paulo como a ACE de Campo Limpo, ACE Edu Chaves, ACE Vila Galvão, ACENB de Imirim, ACNB V.N. Cachoeirinha, ACE Tucuruvi, AO Santa Maria, UCE Guarulhense, Shinkyo Daiko e Requios Gueinou DoukouKai, que participam com atrações com o objetivo de divulgar e estimular a preservação da cultura nipo brasileira.

 

 

As cerejeiras, que estarão recebendo a visitação pública, estão plantadas no Arboreto 500 Anos, onde será possível percorrer a Trilha do Descobrimento e conhecer 50 espécies nativas da Mata Atlântica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As cerejeiras são da espécie Prunus cerasoides, originárias do Nepal e conhecidas como variedade Himalaia. Suas flores pendentes formam uma vastidão cor-de-rosa, onde o público pode integrar-se à natureza. São altamente melíferas e atraem abelhas e beija flores. Seus frutos não são comestíveis, mas atraem e estimulam o desenvolvimento de populações de aves como bentevis e sabiás.  Mudas dessa cerejeira estarão à venda durante o Festival.

 

 

 

Serviço

V Festival da Cerejeira do Horto Florestal de São Paulo

12 a 26 de julho de 2009, das 9h às 16h. Entrada franca

Local: Parque Estadual Alberto Löfgren

Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo, SP

Informações: 2231-8555 ramal: 2116 (Bucci)    ramal: 2028 (Marta)

 

festival.cerejeira@gmail.com

 

 

www.cerejeirasnohorto.nw.org.br

 

 


 

Envie esta notícia
 
 Voltar



Total de acessos 390497 a partir de 04 de Julho de 2008
2008 - Cerejeiras no Horto
Parque Estadual Alberto Löfgren
Rua do Horto, 931 - Tremenbé - SP
Telefones : (11) 9666-5333 Guenji
(11) 2231-8555 - ramal 2115 Bucci ou ramal 2057 Nilse
www.iflorestal.sp.gov.br

Tecnologia