1943Na zona Norte de São Paulo, no Bairro do Tucuruvi, é formada a Associação de Amigos da Vila Mazzei. Por estarem em plena guerra, não era permitido a formação de grupos, portanto foi apenas construida uma sede para uma futura reunião de pessoas.
1945 Dia 16 de Agosto, um dia após o fim da guerra, é formada a Associação Aikoku Nihonjinkai com 16 pessoas, com o intuito de ensinar a língua japonesa para as crianças. O primeiro presidente foi Yuiti Nakaya, cujo cumpriu dois mandatos (um mandato por ano), seguido de Tomizo Suzuki, Tokuju Kato e Shiro Takeda.
1947 Dia 2 de Novembro, mesmo as condições prcárias do ensino, uma comissão de aproximadamente 30 pessoas e 43 alunos, construíram uma uma ótima escola para aquele tempo, e continuaram com muita fé.
1950 Sem terminar as obras da escola, infelizmente foram obrigados se mudar. Mudaram-se para o bairro das palmas, e lá fixaram o ensinam da língua japonesa. Também mantiveram a comemoração dos devidos feriados do Japão também. O bairro de Tucuruvi é bem abrangente e em 11 de fevereiro de 1944, a Associação de Japoneses foi fundada, Seu presidente foi Iwajiro Takahashi, que cumpriu dois mandatos, seguido de Shigueiti Urakawa, Kurataro Sakamoto, depois disso, Iwajiro assumiu novamente, e deu ênfase não apenas no ensino da língua japonesa, mas como na formação de outros departamentos, como o Seinen-kai, eventos como Engueikai, e enfatizando também o esporte, como o baseball. A associação chegou a ser notícia do Jornal Showa Shinbum.
1954 A construção da escola que seria no bairro das palmas foi cancelada devido a repartição do bairro. Ainda nese ano, Iwajiro Takahashi adquire um terreno na Rua Dr Valentim Bouças, número 106 e cede o terreno para construir a Associação. O prédio foi levantado com a ajuda dos associados na época. A Associação foi presidida por Toyojiro Sugai, que passou o mandato ao Sr Iwajiro Takahashi, que cumpriu dois mandatos, logo após, o Sr Katsuji Funaki cumpriu dois mandatos, e nesse mesmo ano foi criado o Departamento de Judô.
1960 Isamu Inada assume, e no dia 15 de agosto desse mesmo ano, a Associação Aikoku Nihonjin kai se torna a Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi.
1961 O “Haha no kai” é fundado para servir suporte a escola primária.
1963 Sentindo a necessidade de um palco, foi levantado um plano de construção de palco e também de uma cozinha, pegando uma área da sede de 25 x 9 metros, se tornando ato de orgulho na Associação da Zona Norte.
1968 Satoshi Ijiti assume a presidência e no ano posterior, Inada assume novamente
1969 É construído no piso superior da cozinha, o alojamento do professor de Japonês. O terreno da Associação foi cedido pelo Sr Takahashi e posteriormente o terreno vizinho, foi cedido pelo Sr Azuma, o terreno então passou a ter 667m², a área disponível foi destinada a prática de atividades esportivas.
1970 Em 18 de Agosto a Associação se torna definitivamente a Associação cultural e Esportiva Tucuruvi, o Sr Inada cumpriu um mandato por 8 anos.
1971 Naonori Honda assume a presidência, e nesse ano a rua em frente a Associação é asfaltada e então um Muro é construido, com o apoio do Sr Conselheiro Noda.
1972/73 Grande partiipação do Sr Honda na história desses dois anos, como no dia 15 de agosto de 1973 seria comemorado o aniversário de 30 anos de fundação, a festa contou com a participação do cônsul geral da época Masao Ito, do presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistencia Social, Sabugoro Enman, do presidente da Confederação das Escolas de Língua Japonesa, Nagamori Harumi, e outras pessoas conhecidas na época. De 1973 a 1976, a Associação é presidida pelo Sr Honda. E em 1975 é passada fiação elétrica no telhado da sede, e lâmpadas florescentes são instaladas.
1977 Sr Shuuji Namba, cumpre dois mandatos, construindo banheiros e cimentando o campo de esportes, cria o departamento de Shougui.
1979 Sr Yoshitomi Yagura cumpre mandato, nessa época o mandato era de dois anos, e cria o departamento de Karate em 1980.
1981 Sr Shuuji Namba é presidente novamente, é construído a área de Judo e Karate no campo esportes, e este foi inaugurado em 13 de março.
1983 Sr Naonori Honda cumpre mandato, nesse ano é comemorado o aniversário de 40 anos de fundação. Devido ao clima o tradicional Undoukai teve de ser cancelado em meio de sua realização. Em Junho foi inaugurada a Biblioteca. Com tantos anos seguidos de cultura, claro, atividades tanto culturais como esportivas foram realizadas. Com a comemoração dos 40 anos, todos os associados, tem uma grande expectativa para o futuro.
DE 1984 até 2003 – os eventos mais importantes
1984 16 de janeiro, foi realizada a reforma da pia da cozinha, e também, como muitas cadeiras da escola estavam quebradas, foram adquiridas aproximadamenta 50 novas.
13 de março, a pedidos do departamento de Judo, foi criado um vestiário.
1985 14 de julho, foi feito um mutirão de limpeza e pintura da sede por inteiro, neste dia contaram com a calorosa colaboração do “haha no kai” para a preparação do almoço. No final do dia, tudo estava muito limpo.
10 de novembro, foram realizadas diversas reformas na sede, por diversos motivos, o vestiário do Judo não foi concluído, porém foram realizadas diversos preparativos para o mesmo, o orçamento era de 25.000.000 de cruzeiros, porém até o término foram gastos 30 milhões.
1986 19 de janeiro, foi re-pintada o alojamento do Professor de Japones.
25 de janeiro, juntamente com o aniversário da cidade, foi inaugurada o novo dojo, foi realizada uma missa nessa data.
18 de maio, mutirão de limpeza da Associação e do porão
9 de novembro, foram realizadas reformas nos pisos e troca das portas e janelas.
1987 21 de junho, em comemoração ao 11º festival artístico, foram convidados os ex-seinen e seus familiares para uma confraternização com muito moti vermelho e branco.
1988 29 de maio, em vista a comemoração dos 45 anos de fundação, foram feitos preparativos para a pintura da sede, porém, devido a chuva iniciada no dia anterior ao marcado para a pintura, o lado de fora não foi pintado. Sendo pintados apenas o escritório e a cozinha.
1989 Sob mandato do sr Kazuo Takahashi, também tinha sido publicada uma revista comemorativa aos 45 anos de fundação.
1990 Mandato do sr Taira Miyamoto
1991 Mandato do sr Tsunao Fujise, em março deste ano, foi fundado o “youtien”
1992 Sr Yoshitomi Yagura cumpre dois mandatos de três anos. Para a comemoraçãos 50 anos de fundação, foi publicada uma revista comemorativa com o trajeto da Associação até o ano de 1988
1993 15 de agosto, foi publicada uma revista comemorativa aos 50 anos de fundação. Nesse mesmo ano, o Sr Akitaro Ishii, conseguiu duas passagens de ida e volta para o Japão, as quais foram rifadas, como o dinheiro que foi arrecadado não era suficiente para fazer a reforma das salas de aula, foi realizada a cobertura da quadra, depois disso os jovens da Associação se sentiram mais motivados a participar.
1994 Sr Taira Miyamoto cumpre mandato
1996 Sr Miyoshi Takahashi cumpre mandato, realizando a reforma na cozinha.
1997/98 Sr Takashi Nagatsu cumpre mandato, no dia 04 de junho, devido a visita do casal Imperial do Japão, foram alugados ônibus e os associados foram recepciona-los no aeroporto de cumbica. No dia seguinte, mais dois ônibus foram ao Ibirapuera para a festa de recepção. Foi um dia de muita emoção. Foram compradas 100 cadeiras plásticas
16 de agosto, juntamente com a festa de comemoração dos 55 anos de fundação, foi publicada uma revista comemorativa.
Com a ajuda do “Sounembu” foi criado o Seinen-kai
1999 Sr Miyoshi Takahashi presidente. Foram realizadas reformas do banheiro.
2000 Sr Taira Miyamoto presidente. Juntamente com o “haha no kai”, foram compradas 30 carteiras para a escola de língua japonesa e 20 mesas para a sede.
2001/02 Yuusei Kamiya presidente. A Associação juntamente com o departamento de Vôlei e o “haha no kai”, realizaram a construção de armários no porão, e de uma churrasqueira na quadra.
2003 sob o mandato do Sr Takashi Nagatsu, diversos eventos foram realizados, como bingo, festa junina, jantares dançantes, karaokes, piquiniques e outros.
Foi realizado o I Festival de Motitsuki.
2004 Massaru Sato Cumpre Mandato
2006/08 Yoshio Imaizumi cumpre tres mandatos anuais consecutivos. Entre as principais atividades realizadas estão a construção das salas de aula da escola de ensino do Japones, idealização do Nikkey Matsuri, onde assumiu a 1a Presidencia Rotativa,
Criação das Ligas Nipo Brasileiras de Volei, Futsal, Tenis de Mesa e Xadrez com eventos oficias nacionais pelas comemorações do centenario da imigração Japonesa no Brasil; Reativação do Seinen-Kai;
Elegeu a ACET como membro efetivo do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - Bunkyo-SP com mandato para 4 anos;
Articulou para a concessão da comenda Kassato Maru para os Srs Yoshitomi Yagura e Kazuo Takahashi;
Articulou a participação de atletas da ACET na XVIII Confraternização Desportiva Panamericana Nikkei além de trazer para o Brasil a equipe da Panasonic Panthers- Campeão da Liga profissional de Volei no Japão.
A ACET foi Hexa Campeã de volei na união Cultural e Esportiva São Paulo Norte e Campeã da Categoria Infanto Juvenil de Atletismo na mesma entidades, quebrando uma hegemonia de varios anos.
No Centenario da Imigração Japonesa no Brasil exerceu os seguintes cargos na comissão nacional em cinco anos de atividade voluntaria ininterrupta: Coordenador da Comissão de Relacionamento e Receptividade, Coordenador da Comissão de Celebração Religiosa Oficial, vice coordenador da comissão de Esportes, Vice coordenador da Comissão da Tocha da Amizade, vice coordenador da comissão de Pipas de Hamamatsu, membro da comissão de imprensa e relações publicas, membro da comissão de Homenagens, assessor da coordenação geral .
Foi Recebido pelo Principe Herdeiro Naruhito no dia 20/06/2008 no Hotel Renassence.
2009 - É eleito para o quarto mandato anual consecutivo