>
HOME
Go PAGINA INICIAL
DEKASSEGUI
Go CIATE
Go SEBRAE
Go ISEC
Sobre a ACET
Go História
Go Fotos Antigas Nobuo Takahashi
Go VIAGEM CALDAS NOVAS - GO
Go Benfeitoriais Realizadas
Go Diretoria 2013
Go Programação 2013
Go Ficha de Inscrição Associado
Go COMUNICADO NOVEMBRO/09
Go yoshio imaizumi
Go BANCO DE HORAS
Go HISTORICO DE ACESSOS SITE ACET
Go Sites Abertos com apoio ACET
Go MAPA DA SEDE
Entidades Relacionadas
Go Edu Chaves Kaikan
Go Associação Nipo Imirim
Go BASTOS - ACENBA
Go UCEG - Guarulhos
Go Bunkyo-SP
Go Centenario Imigração Japonesa
Go Liga Nipo Volei, Futsal, TM
Go ACA KIYOWA
Go Osvaldo Cruz
Go Federação Paulista de Judo
Go Nikkey Matsuri
Go São Paulo Norte
Go União Paulista de Karaokê
Go Shako Dansu Grande SP
Go OSVALDO CRUZ
Go INSTITUTO ICARO
Go Clube Escola Jardim São Paulo
Go FUNDAÇÃO JAPÃO
Go FUNDAÇÃO JAPÃO EVENTOS
Go Prog. de palco Nikkey Matsuri
Go KENREN - PROVINCIAS DO JAPÃO
Go EVENTOS DAS ENTIDADES NIKKEYS
Go FESTIVAL DAS CEREJEIRAS HORTO
Go ACE SANTANA -ACESA
Go ASSOCIAÇÃO OKINAWA DO BRASIL
Go ALIANÇA CULTURAL BRASIL JAPÃO
Go ENKYO -BENEFICENC.NIPO BRAS SP
Go CONSULADO GERAL DO JAPÃO SP
Go Basebol Anhanguera Nikei Clube
Go Giants Basebol
Go Nipo São Carlos
Go Nipo Jundiai
Go Arbitros de Softbol do Brasil
Go Federação Paulista Basebol Sof
Galeria de Fotos
Go Galeria
Go Fotos: Bon Odori
Go Volei Marília 25-26/07
Fotos
Go Yakisoba
Go Shako Dansu Jovens 27/06
Go Shako Dansu 14-03-09
Go Kagura no ACET
Go EXPOSIÇÃO NIKKEY MATSURI METRO
Go Volei - TOVEC
Go Nikkey Matsuri Metro Jd S.Paul
Go Segundo Novo Trem do Metro
Go UNDOKAI 2009
Go Taubaté recebe TM
Go ACET Apoia Vereador Kamia
Go 4o Nikey Matsuri Fotos Oficiai
Go 4o NIKKEY MATSURI
Go MOTITSUKI BOLINHOS DE ARROZ
Go 25o Karaoke Taikai
Go shako dansu sakura aikokai
Go Fotos Antigas Shigueru Date
Departamentos
Go Departamentos:
Seinen - Dep. de Jovens
Go Quem Somos
Go Diretoria Seinen 2009
Go Atividades Ligadas
Go FESTA JUNINA 20/06/09
Go Fotos
Liga Nipo Bras. Tênis de Mesa
Go Liga de Tênis de Mesa
Departamento de Atletismo
Go Quem somos
Rodin Kai - Depto Anciões
Go Rodin Kai - Depto Anciões
HAHA NO KAI - FUJINKAI
Go ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS
Go Quem Somos
Departamento de Volei
Go Quem somos
Go Atividades de Treinos/Lazer
Go Equipes 2009
Escola de Lingua Japonesa
Go Quem somos
Go Horário de Aulas
Departamento de Shako Dansu
Go Horario de Aulas
Go Programação Grande SP
Departamento de Judo
Go DIRETORIA
Go FOTOS 1
Departamento de Karaokê
Go Quem somos
Go Convite e Regulamento Karaokê
Go Resultados de Karaokês Taikai
Departamento de Futsal
Go Quem somos
FALE CONOSCO
Go FALE CONOSCO
SAUDE E BEM ESTAR
Go PREVINA CANCER PRÓSTATA
Go PREVINA CANCER MAMA
Go Diga NÃO as DROGAS
Go Efeitos Psicológicos da Droga
Telefonica
Go facebook
Go Lista de Endereços Fibra Otica



 
 
 
 
História

 

O Trajeto de 65 anos da ACE Tucuruvi

 

1943         Na zona Norte de São Paulo, no Bairro do Tucuruvi, é formada a Associação de Amigos da Vila Mazzei. Por estarem em plena guerra, não era permitido a formação de grupos, portanto foi apenas construida uma sede para uma futura reunião de pessoas.

1945       Dia 16 de Agosto, um dia após o fim da guerra, é formada a Associação Aikoku Nihonjinkai com 16 pessoas, com o intuito de ensinar a língua japonesa para as crianças. O primeiro presidente foi Yuiti Nakaya, cujo cumpriu dois mandatos (um mandato por ano), seguido de Tomizo Suzuki, Tokuju Kato e Shiro Takeda.

1947       Dia 2 de Novembro, mesmo as condições prcárias do ensino, uma comissão de aproximadamente 30 pessoas e 43 alunos, construíram uma uma ótima escola para aquele tempo, e continuaram com muita fé.

1950      Sem terminar as obras da escola, infelizmente foram obrigados se mudar. Mudaram-se para o bairro das palmas, e lá fixaram o ensinam da língua japonesa. Também mantiveram a comemoração dos devidos feriados do Japão também. O bairro de Tucuruvi é bem abrangente e em 11 de fevereiro de 1944, a Associação de Japoneses foi fundada, Seu presidente foi Iwajiro Takahashi, que cumpriu dois mandatos, seguido de Shigueiti Urakawa, Kurataro Sakamoto, depois disso, Iwajiro assumiu novamente, e deu ênfase não apenas no ensino da língua japonesa, mas como na formação de outros departamentos, como o Seinen-kai, eventos como Engueikai, e enfatizando também o esporte, como o baseball. A associação chegou a ser notícia do Jornal Showa Shinbum.

1954       A construção da escola que seria no bairro das palmas foi cancelada devido a repartição do bairro. Ainda nese ano, Iwajiro Takahashi adquire um terreno na Rua Dr Valentim Bouças, número 106 e cede o terreno para construir a Associação. O prédio foi levantado com a ajuda dos associados na época. A Associação foi presidida por Toyojiro Sugai, que passou o mandato ao Sr Iwajiro Takahashi, que cumpriu dois mandatos, logo após, o Sr Katsuji Funaki cumpriu dois mandatos, e nesse mesmo ano foi criado o Departamento de Judô.

1960       Isamu Inada assume, e no dia 15 de agosto desse mesmo ano, a Associação Aikoku Nihonjin kai se torna a Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi.

1961        O “Haha no kai” é fundado para servir suporte a escola primária.

1963       Sentindo a necessidade de um palco, foi levantado um plano de construção de palco e também de uma cozinha, pegando uma área da sede de 25 x 9 metros, se tornando ato de orgulho na Associação da Zona Norte.

1968        Satoshi Ijiti assume a presidência e no ano posterior, Inada assume novamente

1969        É construído no piso superior da cozinha, o alojamento do professor de Japonês. O terreno da Associação foi cedido pelo Sr Takahashi e posteriormente o terreno vizinho, foi cedido pelo Sr Azuma, o terreno então passou a ter 667m², a área disponível foi destinada a prática de atividades esportivas.

1970        Em 18 de Agosto a Associação se torna definitivamente a Associação cultural e Esportiva Tucuruvi, o Sr Inada cumpriu um mandato por 8 anos.

1971        Naonori Honda assume a presidência, e nesse ano a rua em frente a Associação é asfaltada e então um Muro é construido, com o apoio do Sr Conselheiro Noda.

1972/73  Grande partiipação do Sr Honda na história desses dois anos, como no dia 15 de agosto de 1973 seria comemorado o aniversário de 30 anos de fundação, a festa contou com a participação do cônsul geral da época Masao Ito, do presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistencia Social, Sabugoro Enman, do presidente da Confederação das Escolas de Língua Japonesa, Nagamori Harumi, e outras pessoas conhecidas na época. De 1973 a 1976, a Associação é presidida pelo Sr Honda. E em 1975 é passada fiação elétrica no telhado da sede, e lâmpadas florescentes são instaladas.

1977       Sr Shuuji Namba, cumpre dois mandatos, construindo banheiros e cimentando o campo de esportes, cria o departamento de Shougui.

1979        Sr Yoshitomi Yagura cumpre mandato, nessa época o mandato era de dois anos, e cria o departamento de Karate em 1980.

1981        Sr Shuuji Namba é presidente novamente, é construído a área de Judo e Karate no campo esportes, e este foi inaugurado em 13 de março.

1983        Sr Naonori Honda cumpre mandato, nesse ano é comemorado o aniversário de 40 anos de fundação. Devido ao clima o tradicional Undoukai teve de ser cancelado em meio de sua realização. Em Junho foi inaugurada a Biblioteca. Com tantos anos seguidos de cultura, claro, atividades tanto culturais como esportivas foram realizadas. Com a comemoração dos 40 anos, todos os associados, tem uma grande expectativa para o futuro.

 

DE 1984 até 2003 – os eventos mais importantes

 

1984       16 de janeiro, foi realizada a reforma da pia da cozinha, e também, como muitas cadeiras da escola estavam quebradas, foram adquiridas aproximadamenta 50 novas.

               13 de março, a pedidos do departamento de Judo, foi criado um vestiário.

1985       14 de julho, foi feito um mutirão de limpeza e pintura da sede por inteiro, neste dia contaram com a calorosa colaboração do “haha no kai” para a preparação do almoço. No final do dia, tudo estava muito limpo.

               10 de novembro, foram realizadas diversas reformas na sede, por diversos motivos, o vestiário do Judo não foi concluído, porém foram realizadas diversos preparativos para o mesmo, o orçamento era de 25.000.000 de cruzeiros, porém até o término foram gastos 30 milhões.

1986       19 de janeiro, foi re-pintada o alojamento do Professor de Japones.

               25 de janeiro, juntamente com o aniversário da cidade, foi inaugurada o novo dojo, foi realizada uma missa nessa data.

               18 de maio, mutirão de limpeza da Associação e do porão

               9 de novembro, foram realizadas reformas nos pisos e troca das portas e janelas.

1987       21 de junho, em comemoração ao 11º festival artístico, foram convidados os ex-seinen e seus familiares para uma confraternização com muito moti vermelho e branco.

1988       29 de maio, em vista a comemoração dos 45 anos de fundação, foram feitos preparativos para a pintura da sede, porém, devido a chuva iniciada no dia anterior ao marcado para a pintura, o lado de fora não foi pintado. Sendo pintados apenas o escritório e a cozinha.

1989        Sob mandato do sr Kazuo Takahashi, também tinha sido publicada uma revista comemorativa aos 45 anos de fundação.

1990        Mandato do sr Taira Miyamoto

1991        Mandato do sr Tsunao Fujise, em março deste ano, foi fundado o “youtien”

1992       Sr Yoshitomi Yagura cumpre dois mandatos de três anos. Para a comemoraçãos 50 anos de fundação, foi publicada uma revista comemorativa com o trajeto da Associação até o ano de 1988

1993       15 de agosto, foi publicada uma revista comemorativa aos 50 anos de fundação. Nesse mesmo ano, o Sr Akitaro Ishii, conseguiu duas passagens de ida e volta para o Japão, as quais foram rifadas, como o dinheiro que foi arrecadado não era suficiente para fazer a reforma das salas de aula, foi realizada a cobertura da quadra, depois disso os jovens da Associação se sentiram mais motivados a participar.

1994        Sr Taira Miyamoto cumpre mandato

1996        Sr Miyoshi Takahashi cumpre mandato, realizando a reforma na cozinha.

1997/98   Sr Takashi Nagatsu cumpre mandato, no dia 04 de junho, devido a visita do casal Imperial do Japão, foram alugados ônibus e os associados foram recepciona-los no aeroporto de cumbica. No dia seguinte, mais dois ônibus foram ao Ibirapuera para a festa de recepção. Foi um dia de muita emoção. Foram compradas 100 cadeiras plásticas

               16 de agosto, juntamente com a festa de comemoração dos 55 anos de fundação, foi publicada uma revista comemorativa.

               Com a ajuda do “Sounembu” foi criado o Seinen-kai

1999        Sr Miyoshi Takahashi presidente. Foram realizadas reformas do banheiro.

2000        Sr Taira Miyamoto presidente. Juntamente com o “haha no kai”, foram compradas 30 carteiras para a escola de língua japonesa e 20 mesas para a sede.

2001/02  Yuusei Kamiya presidente. A Associação juntamente com o departamento de Vôlei e o “haha no kai”, realizaram a construção de armários no porão, e de uma churrasqueira na quadra.

2003        sob o mandato do Sr Takashi Nagatsu, diversos eventos foram realizados, como bingo, festa junina, jantares dançantes, karaokes, piquiniques e outros.

               Foi realizado o I Festival de Motitsuki.

2004       Massaru Sato Cumpre Mandato

 

2006/08  Yoshio Imaizumi cumpre tres mandatos anuais consecutivos. Entre as principais atividades realizadas estão a construção das salas de aula da escola de ensino do Japones, idealização do Nikkey Matsuri, onde assumiu a 1a Presidencia Rotativa,

               Criação das Ligas Nipo Brasileiras de Volei, Futsal, Tenis de Mesa e Xadrez com eventos oficias nacionais pelas comemorações do centenario da imigração Japonesa no Brasil; Reativação do Seinen-Kai;

               Elegeu a ACET como membro efetivo do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - Bunkyo-SP com mandato para 4 anos;

               Articulou para a concessão da comenda Kassato Maru para os Srs Yoshitomi Yagura e Kazuo Takahashi;

               Articulou a participação de atletas da ACET na XVIII Confraternização Desportiva Panamericana Nikkei além de trazer para o Brasil a equipe da Panasonic Panthers- Campeão da Liga profissional de Volei no Japão.

               A ACET foi Hexa Campeã de volei na união Cultural e Esportiva São Paulo Norte e Campeã da Categoria Infanto Juvenil de Atletismo na mesma entidades, quebrando uma hegemonia de varios anos.  

               No Centenario da Imigração Japonesa no Brasil exerceu os seguintes cargos na comissão nacional em cinco anos de atividade voluntaria ininterrupta: Coordenador da Comissão de Relacionamento e Receptividade, Coordenador da Comissão de Celebração Religiosa Oficial, vice coordenador da comissão de Esportes, Vice coordenador da Comissão da Tocha da Amizade, vice coordenador da comissão de Pipas de Hamamatsu, membro da comissão de imprensa e relações publicas, membro da comissão de Homenagens, assessor da coordenação geral .

               Foi Recebido pelo Principe Herdeiro Naruhito no dia 20/06/2008 no Hotel Renassence. 

 2009 -       É eleito para o quarto mandato anual consecutivo

 
 Voltar
Apoio


conheça os projetos

Go Apoio








Go Parceiros



 ::Enquete::

O que mais te interessa numa associação nikkey?
Esportes
Cultura
Eventos
 
Resultado Parcial
Enquetes Anteriores




  Privacidade | Contatos | Sobre a Liga | |      
Esse site foi acessado 64460199 vezes desde março de 2009
A.C.E.T Associaçao Cultural e Esportiva Tucuruvi 2009 Todos os Direitos Reservados