ACESA - Associação Cultural e Esportiva de Santana
  PÁGINA PRINCIPAL ::     BUSCA  
 
 
 
========MENU=========
Diretoria
Histórico da Associação
Departamentos
AGENDA 2009
LOCALIZAÇÃO
 
======ATIVIDADES======
Nihongakko
Curso de Shodô/Soroban
Karaoke
Coral ACESA
Tenis de Mesa
Yosakoi Soran
Lian Gong
 
===CURIOSIDADES===
Yakissoba
Sakura (Cerejeira)
 
==GALERIA DE FOTOS===
Festa de Confraternização
18o.Festival de Yakissoba
Carnaval 2009
 
=== AREA RESTRITA ===
Gerenciar Email
 
 

 ::Enquete::

Como você conheceu o ACESA?
Pelo ACESAnet
Aulas de nihongako, karaokê, tenis de mesa, etc
Indicação de amigos
Moro próximo a associação
Outra resposta
 
Resultado Parcial
Enquetes Anteriores
 
 
 
Mensagens40Anos

ACESA ESTÁ EM FESTA

         Mário Suga
                                                                                   Diretor Presidente da ACESA 
 
Comemoramos o 40o Aniversário da nossa Associação.
São 40 anos de muita luta, tenacidade e dedicação de diretores e associados que, de forma abnegada, cheia de idealismo, conseguiram construir pouco a pouco esta nossa sede que se tornou um local de encontro da grande família Acesiana e motivo de orgulho para todos nós.
Aqui pudemos rever antigos amigos, conseguimos conquistar novos e acompanhar o crescimento dos nossos filhos também com seus novos colegas, alguns até chegando a namoros e casamentos.
Aqui pudemos transmitir um pouco da cultura japonesa, as tradições e principalmente os princípios básicos da educação diferenciada que caracteriza a nossa raça.
Aqui pudemos encontrar entretenimentos como o karaokê, o coral, a ginástica, o tênis de mesa, o vôlei etc., bem como as maravilhosas excursões nos quais individualmente muito poucos poderiam ter ido; festas divertidas como o “Dia das Mães”, “Dia dos Pais”, “Engueikai-Gakugueikai”, “Undokai”, “Bonenkai”, os almoços ou jantares de confraternização e também, os grandes eventos arrecadatórios.
Tudo isso é a ACESA!
Tudo isso devemos aos pioneiros que a fundaram; aos que continuaram trabalhando para mantê-la e aos que hoje nos auxiliam para não somente continuar a tarefa, como também para cada vez mais torná-la grandiosa e querida.
Também não podemos nos esquecer dos nossos parceiros patrocinadores dos nossos eventos, os nossos amigos políticos nikkeis que sempre nos apoiaram e principalmente dos nossos companheiros das Associações co-irmãs da Zona Norte que sempre nos prestigiaram em nossos eventos.
OBRIGADO A TODOS!
 
 
ACESA 40 ANOS
Toshihiko Komatsu
                                                                  Presidente do Conselho Deliberativo
 
ACESA 40 anos abrindo espaço às pessoas ao convívio em comunidade!
Deste espaço tem participado associados de todos os credos, de todas as idades e associados com diversos propósitos de atividades, sejam elas culturais ou esportivas.
E a tradição nos lembra que dentro de toda esta diversidade, a ACESA tem marcado o seu cotidiano com harmoniosa convivência, formando uma grande família.
O espírito comunitário cultivado nesta associação tem origem na imigração japonesa que se iniciou há 100 anos, a ser completado no próximo ano, trazido pelos nossos ascendentes. Espírito, este, de muita honestidade e respeito ao próximo, a comunidade acima de interesses pessoais.
Por outro lado, vejo, infelizmente, que a cultura do espírito comunitário começa a perder o seu entusiasmo à medida que se sucedem as gerações, historicamente confirmadas, em outras partes no mundo, mas permaneço convicto de que na exceção da história, a ACESA tenha o seu lugar.
Em nome de todos os membros do Conselho Deliberativo faço votos de que o slogan escolhido “ACESA 40 anos de Cultura e Tradição” esteja presente por muitos outros 40 anos e que seja digno de seus dedicados dirigentes e participativos associados.
Parabéns!
 
 
ACESA – 40 ANOS
Sadao Touma
Conselheiro Fiscal da ACESA
 
Fiquei muito honrado pelo convite para participar da comissão de festejos e para apresentar esta minha singela mensagem ao ensejo do 40o aniversário de fundação da associação.
Desde a chegada dos primeiros imigrantes vindos do Japão em 1908, a história relata que sem conhecer a língua deste país, os costumes, os próprios alimentos disponíveis, uma forma de amenizar as dificuldades iniciais seria a união. Essa união informal com base na confiança mútua foi o embrião para posteriormente surgirem os Kaikans por todo o país e para que fossem transmitidos aos filhos, que aqui nasciam, as artes, os costumes, o folclore, as músicas, a língua etc. do país de origem, e que ficara tão distante.
Movidos pelos mesmos ideais acima e revendo os documentos históricos percebe-se claramente a saga, a tenacidade daqueles que no longínquo ano de 1967 idealizaram esta associação, lançando a ‘semente que germinou’ e já atinge quatro décadas de franca atividade.
Associado há mais ou menos 15 anos, permita-me fazer uma regressão no tempo e uma pequena digressão para observar, como curiosidade, que desde a primeira denominação, ou seja, “Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Santana” até chegar a atual “Associação Cultural e Esportiva de Santana – ACESA” parece-me que o sucesso estaria presente ao longo de sua trajetória.
Vejamos: Nos ideogramas japoneses que compõe “Nippo ou Nipo” originado de Nippon ou Nihon encontramos “Ni”, que também pode se ler “hi”, entre outras formas de leituras, e rapidamente nos faz lembrar do Sol que brilha, que nos ilumina no nosso dia-a-dia. Do adjetivo, Brasileira por derivação de Brasil, nome dado ao país por causa da cor vermelha da madeira da árvore que era extraída, e por isso passou a ser chamada de pau-brasil, vamos nos lembrar de brasa fumegante que nos traz calor. Da atual denominação formou-se a sigla ACESA que nos remete a algo como a luz de uma lâmpada acesa, a chama de um archote que ilumina a estrada de nossa caminhada. Portanto, toda essa coincidência me parece muito auspiciosa.
Pela efeméride dos 40 anos de atividades, quero enaltecer e homenagear os pioneiros que fincaram os alicerces desta associação, enfrentando dificuldades de toda ordem para deixar este legado para as gerações futuras, e parabenizar os atuais dirigentes e a todos os associados da ACESA pela significativa data, desejando permanente sucesso nos trabalhos a fim de que os objetivos sejam atingidos, mantendo sempre acesa a chama, a luz e o calor da amizade e do respeito.   
 
                                   
CONGRATULAÇÕES
Toyohiro Shimura
Ex-Presidente da ACESA
 
Na qualidade de associado fundador da Associação Cultural e Esportiva de Santana, quero congratular-me com todos associados pela passagem do 40o Aniversário de Fundação.
Há 40 anos, a associação foi fundada, tendo como objetivo principal desenvolver intercâmbio cultural entre associados e associações nipo-brasileira da região da Zona Norte de São Paulo.
Há 40 anos, através da incansável dedicação de 3 (três) senhores, precursores da história da entidade, não poderia de deixar de citar os nomes dos saudosos: Sr. Taro Abe, Sr. Satoru Egami e Sr. Yasubei Yoshioka. Ainda jovens, empresários de pequenas lavanderias, ao pegar roupas nas casas da comunidade nipo-brasileira, faziam convites para se associarem nesta nova associação que estava nascendo.
Através de uma ampla atividade desenvolvida pelos departamentos cultural, esportivo, social e recreativo, bem como de todos outros seguimentos, tivemos sucessivas mudanças e ampliações no seu espaço físico, pelos quais sentimos imensa satisfação e orgulho.
ACESA, que ora comemora 40 anos de fundação, encontra-se numa fase de desenvolvimento e crescimento, integração entre associados e intercâmbio entre associações componentes da Liga São Paulo Norte e das mudanças econômicas que ocorrem neste período.
Tudo isso, nos representa um grande desafio e para que possamos ultrapassar as barreiras que logicamente surgirão, desejamos incentivos e apoio de todos os associados.
Anualmente ao realizar KEIROKAI, sinto saudades de vários companheiros que deixaram nosso convívio, neste sentido, quero render justa homenagem a essas pessoas.
Quero render homenagens aos fundadores que contribuíram sobremaneira para desenvolvimento da nossa associação.
Ao finalizar esta mensagem, quero parabenizar e agradecer ao Presidente da Comissão Organizadora Sr. Toshihiko Komatsu e Presidente Executivo Dr. Mário Suga, que dedicaram máximo de esforço para realização desta solenidade.
Muito obrigado.
 
 
PARABÉNS ACESA
                                         Vicente Hayashida
Ex-Presidente da ACESA
 
São 14.600 dias de existência da ACESA que estamos comemorando neste ano, com muita alegria. Estou expressando em quantidade de dias os 40 anos porque esse acontecimento é fruto de um trabalho diuturno dos “acesianos” que sempre dedicaram e continuam dedicando para o crescimento cada vez maior de sua associação.
Evidentemente muitas coisas aconteceram nesse período de tempo, alegrias, tristezas, dificuldades em que, as situações mais difíceis, foram superadas com paciência, perseverança e, sobretudo demonstração de amor e colaboração de todos os associados.
A nossa associação tem por finalidade a divulgação da cultura japonesa não só entre os descendentes de origem japonesa, mas, recebe de braços abertos àquelas pessoas, que dela se interessar.
Essa cultura oriental que é milenar foi passada através de gerações, sucessivamente, até hoje pelos nossos pais, os mais experientes e, principalmente idosos.
Na comunidade em que vivemos, aqueles que possuem conhecimentos pela experiência, vivência ou cultura, ensinam os demais. Entretanto, por mais que a pessoa se sinta nada conhecer para passar aos demais sempre tem algo a ensinar seja ela pelo seu comportamento, humildade, bondade, espírito de coleguismo, educação ou demais atitudes, até mesmo um simples sorriso.
Muitas das associações com objetivo como a nossa tiveram em seu “quadro associativo” uma diminuição do número de associados, devido ao fenômeno “dekassegui”. Entretanto, na ACESA, para cada associado que se desligava, com satisfação, ocorriam os ingressos de mais dois novos.
A ACESA é uma casa onde os seus associados tem como um prolongamento de seus lares. Se cada um fizer um exame de consciência e fizer uma retrospectiva de sua vida irá chegar a uma conclusão que quantas coisas boas aprendeu; a quantidade de novas amizades que foram feitas dentro da associação, onde todos convivem de maneira respeitosa, harmoniosa e fraterna.
A alegria da comemoração dos 40 anos da ACESA, com muita festa, essa homenagem na verdade pertence aos fundadores pioneiros, aos associados que deram continuidade ao longo desses anos e aos atuais que continuam trabalhando incessantemente para que gerações futuras possam, também, desfrutar desse exemplo de convivência onde é proporcionada uma melhor qualidade de vida para todos.
 
 
Congratulações à Associação Cultural e Esportiva de Santana!
         Hiroshi Satow   
 Associado Benemérito da ACESA
 
A ACESA está completando seus 40 anos de existência, sempre com os objetivos de divulgar e não deixar a cultura japonesa se apagar, através da escola de língua japonesa, eventos culturais e desportivos, dentro e fora da associação, como as suas participações em dias de festividades de datas especiais para os japoneses em locais que a Associação é convidada.
Além disso, ela tem sido um local sadio para encontros de jovens, adultos e pessoas de terceira idade, através de várias atividades, onde os associados se reúnem e cultivam amizades dentro da harmonia e da alegria.
Para que tudo isto aconteça, há a necessidade de colaboração para a manutenção do lugar e o lazer dos associados, além dos objetivos mencionados acima. E ai que entra os trabalhos árduos da diretoria junto com outras várias pessoas essenciais para a Associação a manter vivos os ideais dos que fundaram a ACESA.
Finalizando, desejo que a ACESA continue com seu trabalho e realize seus projetos durante muitos e muitos anos.
 
 
ACESA
Shigeo Makino
                                                                                Associado Honorário da ACESA
 
Minhas sinceras congratulações pela realização do aniversário da fundação da Associação Cultural e Esportiva de Santana. Dizer “quarenta anos” é simples, mas, se fizermos uma retrospectiva, com certeza constataremos que neste espaço de tempo não houve apenas coisas boas, mas também muitas agruras, muitas dificuldades. Mas o esforço e a colaboração cheios de entusiasmo e espírito de união, não apenas da diretoria como também dos associados, venceram todas as adversidades, tornando possível comemorar com júbilo e esplendor o quadragésimo aniversário de fundação.
Gostaria, portanto, de prestar uma homenagem sincera ao grandioso feito conseguido por nossos veteranos, e agradecer-lhes. Disse uma personalidade ilustre do passado: “Priorize a formação de pessoas do que a produção de bens”. Graças a Deus ACESA conta com grande número de pessoas com visão de tal magnitude, que se dispõem a lutar pela prosperidade da Associação deixando de lado os interesses pessoais, e o que vemos hoje é o fruto desse seu esforço e suor. Tenho a certeza de que a ACESA seguirá comemorando o seu cinqüentenário, o seu centenário, acompanhando o tempo e adaptando-se às transformações sociais. As experiências e os conhecimentos passados pelos antigos ganharão cada vez mais força, constituindo um talento a ser revelado pela comunidade nikkei no cumprimento de suas funções.
Finalizo esta mensagem de congratulação, desejando o crescente progresso da Associação Cultural e Esportiva de Santana e a saúde e a prosperidade de todos os associados.
 
 
ACESA - 40 anos desenvolvendo Vencedores na Vida!
Kazuo Kurahashi 
Diretor Departamento de Jovens
 
É chegado o momento dos 40 anos! Mais que uma vida para maioria dos JOVENS!
Em tempos modernos, horas na frente do computador e do videogame, tardes perdidas em shoppings, pais que trabalham o dia inteiro fora, a ACESA é o local onde podemos desenvolver e complementar as falhas dos tempos modernos!
Com um ambiente saudável praticando esportes, crescendo entre grandes amizades, aprendendo a cultura japonesa e principalmente aprender trabalhar e conviver em grupo!
A Vida é um verdadeiro jogo! Degrau a degrau, tomando tombos, e entre erros e acertos a ACESA é uma excelente ferramenta para que sejamos grandes vitoriosos na vida!
E assim continuamos a trabalhar para fazer da ACESA nossa segunda casa e uma grande e unida família!
Parabéns e muito obrigado, ACESA! 40 anos. Desenvolvendo, educando e capacitando JOVENS!
De todos os JOVENS ACESIANOS
 
 
ACESA PARABÉNS
            Walter Iihoshi
          Deputado Federal - Democrata / SP
 
Parabenizo a Associação Cultural e Esportiva de Santana pelo sucesso alcançado nessas quatro décadas e por manter viva, durante todos esses anos a cultura e as tradições dos nossos ancestrais.
 
 
MENSAGEM
William Woo
Deputado Federal
 
Aos Associados da Associação Cultural Esportiva de Santana, que ora comemora o 40o aniversário de fundação, ofereço minhas felicitações.
Primeiramente gostaria de dirigir minhas palavras de felicitação aos fundadores. Graças aos esforços dos senhores formou-se a base da Associação e isso possibilitou chegarmos hoje à comemoração de mais um aniversário.
Eu também expresso aqui minhas congratulações pelo importante trabalho que esta entidade tem promovido ao longo de sua existência e felicito a todos os ex-presidentes, diretores e de todos os associados com seu trabalho e abnegação, tem mantido a união dos membros e a tradição da cultura Japonesa.
E no 40º aniversário honro os isseis e nisseis que fundaram e conduziram à entidade até hoje e colocando esperança e confiança nos sanseis e yonseis que irão continuar a história desta bela entidade.
E a Associação de Santana tem importante papel na história da imigração Japonesa no Brasil, pois no primeiro momento serviu de apoio aos imigrantes e hoje se empenha em aumentar os laços de amizade entre seus membros e manter viva a cultura japonesa no meio do nosso amado Brasil.
E às vésperas do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil o aniversário da Associação Cultural Esportiva de Santana revela o perfeito convívio entre duas culturas que souberam conciliar suas diferenças para criar um ambiente de paz, compreensão e harmonia.
Para finalizar desejo, do fundo do coração, muitas felicidades a todos os associados.
 
 
 
PARABÉNS PELOS 40 ANOS A. C. E. SANTANA
Ushitaro Kamia
         Vereador da Câmara Municipal de S. Paulo
 
Ao cumprimentar a diretoria e todo o corpo associativo da Associação Cultural e Esportiva de Santana (ACESA), devo destacar primeiro, o alto espírito de união que se caracteriza.
Afinal, 40 anos significam algumas gerações de vida. No ano de sua fundação, em 1967, acredito que parte dos seus associados nem havia nascido e muitas eram crianças, começando seus estudos, impressionados com a agitação que se fazia por uma associação.
Por outro lado, basta que tentemos recordar como era o bairro Santana nesse período, ou a própria cidade de São Paulo. O Metrô, por exemplo, era apenas um sonho, assim como as marginais ou as grandes avenidas, ou seja, muita coisa aconteceu neste período, a cidade mudou, assim como o bairro Santana.
Por esta razão, quando a A.C.E. Santana cumpre quarenta anos de existência, é importante que reconheçamos o mérito de seus fundadores. Com tantas mudanças, foi preciso muita fibra e disposição para chegar até esta comemoração e com certeza, mantendo este espírito que caracteriza a ACESA, chegará aos 80 anos e ao seu centenário.
Parabéns ao esforço de toda a diretoria que mantém vivo, o espírito de união e amizade.
 
 
 
Parabéns ACESA!
     Jooji Hato 
Vereador Câmara Municipal de São Paulo
 
É com alegria que saudamos os 40 anos de fundação da Associação Cultural e Esportiva de Santana.
Parabenizamos os dirigentes e associados por seu trabalho e dedicação frente a esta valorosa entidade, que desenvolve relevantes trabalhos em prol da Comunidade Nipo-Brasileira.
Como Vereador e amigo sempre presente, compartilho deste momento de júbilo e confraternização.
 
 
Mensagem da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte
José Kanashiro
        Presidente em exercício da UCESPN
 
Ao ensejo da comemoração do 40o ano de fundação da ACESA - Associação Cultural e Esportiva de Santana, a União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, parabeniza o seu presidente, Dr. Mário Suga, toda a sua diretoria e associados.
A UCESPN sente-se honrada em ter como filiada uma associação do porte e estrutura da ACESA, com uma diretoria jovem e de qualidade, bastante dinâmica e competente, proporcionando aos associados muita alegria e satisfação, sem dúvida, a custa de muito trabalho e dedicação.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a ACESA pelo seu empenho, bem como pelo seu espírito de colaboração, frente às atividades da UCESPN, a começar pela cessão do espaço físico para a realização das reuniões mensais ordinárias e extraordinárias e, sobretudo pelo espírito de amizade com as demais associações filiadas.
Finalmente, queremos deixar aqui registrado o nosso reconhecimento e agradecimento, bem como votos para que a ACESA continue sempre nesta trajetória de sucesso, embasado na experiência dos seus 40 anos de existência.
 
 
Mensagem de felicitação
 
Fumie Kobayashi
Professora do Curso de Língua Japonesa da ACESA
 
Sinceras congratulações à Associação Cultural e Esportiva de Santana pela passagem do seu 40o aniversário.
Em humanos, 40 anos, é considerado idade de grande produtividade, a melhor fase tanto no aspecto profissional como no aspecto pessoal. Esta Associação, que se destaca entre as associações da Zona Norte, constitui um ponto de encontro de numerosos associados, seus familiares e jovens que buscam o conforto espiritual. Felicito a Associação por completar 40 anos como uma associação cultural ainda mais sólida, na qual todos, desde crianças até os idosos, se confraternizam em harmonia e com alegria, ligado por um forte laço de amizade, como se fosse uma família. O tempo passa, e eu mesma já estou há 23 anos caminhando junto com a ACESA, desde que comecei a ensinar a língua japonesa aqui, para ajudar na formação dos jovens.
Credito tudo isso à colaboração, compreensão, apoio e união de numerosos associados que criaram e desenvolveram na Associação o espaço para cultivar a amizade por meio de esporte, karaokê, dança social, eventos culturais etc.
Gostaria que o ensino da língua japonesa do qual sou responsável seja útil à formação dos jovens nikkeis, e que eles se tornem uma grande ponte entre o Brasil e o Japão, destacando-se nos aspectos social, cultural e político. Assim, pretendo me dedicar à educação das crianças nikkeis de terceira a sexta geração, bem como das crianças sem ascendência japonesa.
Desejo que o livro comemorativo de 40 anos seja um marco importante na história da ACESA, e que dê o norte para a geração jovem conduzi-la para a prosperidade ainda maior. Faço destas as minhas palavras de felicitação pelo 40o aniversário de fundação. Desejo a todos os associados, muita saúde e felicidade.
 
 Voltar
Esse site foi acessado 3043570 vezes desde Agosto/2008
Associação Cultural e Esportiva de Santana - ACESA
Rua José Dantas Magalhães Gloria, 179 -Alto do Mandaqui - São Paulo - SP
Telefone : (11) 2231 6713