ACENBI - Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Imirim - Bem Vindos ao nosso site
 
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
HOME
Festa Junina Giant´s 2010
 
MENU
DIRETORIA 2009
AÇÕES SOCIAIS E BENEFICENTES
HISTÓRIA
PROGRAMAÇÃO EVENTOS 2009
Galeria de Ex-Presidentes
MAPA DA SEDE
 
DEPARTAMENTOS
KARAOKÊ
SHAKO DANSU
SEINEN (JOVENS)
FUJIN KAI (SENHORAS)
Tenis de Mesa
 
ENTIDADES RELACIONADAS
NIKKEY MATSURI
FESTA JULINA NIKKEY
ACE Santana
ACE Tucuruvi
Basebol Anhanguera Nikkei Club
União Paulista de Karaokê-UPK
Giants Basebol
Clube Escola Jardim São Paulo
 
FESTIVAIS PARTICIPANTES
NIKKEY MATSURI
FESTA JULINA NIKKEY
Festa Cerejeiras - Horto
Festa da Azaléia
 
GALERIA DE FOTOS
Japan Marvelous
Karaokê 2009
Dias dos Pais
Nikkey Matsuri
Undokai 2008
Karaokê 2008
Eventos
50º Aniversário da ACENBI
Bonenkai do SP Norte
 
FALE CONOSCO
FALE COM O PRESIDENTE
 
 
 
HISTÓRIA

      Um grupo de famílias japonesas reunia-se para trocar ideias sobre suas necessidades, seus problemas, seus sonhos, filhos que mal falavam o japonês, como preservar seus costumes, suas tradições, crenças e a necessidade de se manterem unidos. Assim nasceu a associação há quase 50 anos.

      Estas famílias, entre elas as famílias Tanabe, Mamiya, Yuasa, Takatsu, ainda hoje moradores do bairro, lutaram, trabalharam, sonharam por muitos anos até conseguirem comprar um terreno numa rua chamada Rua B s.n., isto nos anos 60. Ali construíram um salão e uma casa no sistema de mutirão, até hoje a nossa casa. A Rua B s.n. hoje é a Rua Carolina Roque, nº. 274, onde se reúnem em seus eventos os familiares de associados, quase 80 famílias, convidados e amigos.

      Mas para construírem o Kaikan tiveram que se constituírem legalmente. Assim contrataram um advogado, o Dr. Jorge Suguita que legalizou a entidade, a Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Imirim, com seu estatuto e regulamento necessários.

      Desta forma a entidade, embora fundada em 1959, existe legalmente a partir do ano de 1964. Nestes anos todos a entidade lutou com grandes dificuldades para se manter fiel aos ideais de seus fundadores promovendo eventos que lembrem os costumes e tradições da Terra do Sol Nascente. Hoje promovemos eventos que resgatam estas tradições: Undokai (Gincana poliesportiva), Irei-Sai (Missa aos antepassados), Shinen-kai (festa de início de ano com o moti Tsuki da forma mais tradicional), Bonen-kai (Festa de fim de ano), concurso de Karaokê, Odori, temos ainda o departamento de fujin-kai (clube das senhoras), shako dansu, karaokê, Tênis de mesa, nihongako (escola de língua japonesa) e mantemos uma linha de eventos o ano todo como Festival do Yakissoba, Feijoada, Bingo, Bailes, Bazares Beneficentes.

      No Centenário da Imigração (1908-2008) participamos de vários eventos: Festival da Cerejeira no Horto Florestal (julho/2008), Festival Nikkey Matsuri no Clube da Cidade Jardim São Paulo (abril/2008), Festival da Azaléia no Yassuragui Home em setembro de 2008, Odori (Dança folclórica em vários locais, inclusive no Sambódromo) durante a visita do Príncipe Naruhito.

      Atualmente seu presidente é José Eurípedes Pratavieira, um dos poucos ou talvez único não descendente a ocupar o cargo de presidente em uma associação nipobrasileira.


Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Imirim

CNPJ 58.409.756/0001-79


Sede própria: Rua Carolina Roque, 274 – Imirim, São Paulo – SP


Texto de Noboru Oguma

 

 
 Voltar




conheça os projetos




Go Parceiros
 
Eventos





Este site foi acessado 2537374 vezes desde julho 2009
2009 -ACENBI - Todos os direitos reservados