ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA NIKKEY DE BASTOS
 
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
DESTAQUES 2017
Homenagem Destaques 2017
 
Plano Atividades Liga AP 2018
Atividades 2018
 
9. BUNKYO RURAL
21 A 23/09/18-9. BUNKYO RURAL
 
MENU PRINCIPAL
100 ANOS DE IMIGRAÇÃO
Livro 80 Anos Bastos
Diretoria 2017/19
 
FUJINKAI
Diretoria
História
 
Contatos
Fale Conosco
 
 
 
6. NIKKEY FEST - 2011

Nikkey Fest de Bastos de 2011, 6. edição foi realizado nesse final de semana, nos dias 13, 14 e 15 de maio nas dependências do Recinto de Exposições.

O Evento foi de total Sucesso.

 

 

Nikkey Fest de Bastos

O Nikkey Fest de Bastos teve início em 2006 através da parceria da Prefeitura Municipal e Associação Cultural Esportiva Nikkey de Bastos (Acenba) visando as atividades comemorativas alusivas aos 100 anos da imigração japonesa em 2008.

O objetivo principal é a divulgação da cultura japonesa no Município e região e a integração cultural entre descendentes de japoneses e não descendentes.  Além disso, auxilia as entidades assistenciais na angariação de recursos financeiros.

A Prefeitura fica encarregada pela montagem e adequação do local, enquanto a parte artística, decoração  e gastronomia fica por conta da Acenba. A Prefeitura é a Entidade realizadora e a Acenba, a entidade organizadora. Destaque para a decoração, que com sua arquitetura refinada e delicada ao estilo nipônico encantam os visitantes, dando a impressão de estar no Bairro da Liberdade em Sâo Paulo ou nas ruas de Kyoto.

O evento é apoiado pela Associação Comercial, comerciantes, granjeiros e empresários diversos que fazem doações voluntariamente, ajudando no custeio das despesas das entidades que participam da Praça da Alimentação.

O Nikkey Fest de Bastos é considerada uma das mais prestigiadas festas populares da região, conhecida como uma espécie de caleidoscópio da arte japonesa.

Realizada na 2. Quinzena do mês de maio, nas dependências do Recinto de Exposições Kisuke Watanabe em Bastos. São 3 dias de Festa, com participação de mais de 400 voluntários, entre organizadores, expositores, artistas e monitores e um público de aproximadamente 10 mil pessoas em 3 dias de festa. A entrada é franca, atraindo grande número de visitantes,  sendo mais uma opção de divertimento na pequena cidade de Bastos.

As festividades acontecem dentro do Pavilhão do Recinto. Em seu palco, reúne diversas gerações em apresentações de Taiko, bailados japoneses, Bom Odori do Grupo Fujinkai, com participação do público, com intuito de integrar culturas, Karaokê e apresentação de Bonecas Vivas.

Um dos pontos fortes é a gastronomia. Na estruturada Praça da Alimentação, os visitantes podem apreciar diversas especiarias da culinária japonesa, preparadas com muito esmero pelas entidades beneficentes que também dedicam a um atendimento atencioso e de qualidade. Participam da Praça da Alimentação,  o Hospital de Bastos, APAE, ABAE, Nihongakko, Soroban, Fujinkai, Taiko, entre outros.

A Praça da Alimentação tem capacidade para acolher aproximadamente 1000 pessoas sentadas,  cada entidade fica responsável  por determinada gastronomia, como yakisoba, tempurá, udon, omelete (alusiva ao Título da Cidade “Capital do Ovo), entre outros.

Outra atração do evento, são as barracas das  Associações de Artesãos que expõem e comercializam seus produtos, sendo opção para que os visitantes possam levar um “souvenir” da cidade de Bastos. O Parque de diversões é instalada do lado de fora do recinto para atender ao público infantil.

O evento chama a atenção da mídia local e regional. Sendo palco de apresentação de renomado telejornal da TV Regional.

 

O formato da Festa agrada crianças a adultos, descendentes e não descendentes, unindo várias gerações em um só local.

 

Os não descendentes conhecem um pouco mais sobre a cultura japonesa e adaptam a comer com os “ohashis”, aprendem a dançar o Bom Odori e também a cantar algumas canções da música popular japonesa.

 

 


 
 Voltar
Este site foi acessado 46088374 vezes desde Fevereiro 2010
2010 -ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA NIKKEY DE BASTOS- Todos os direitos reservados