ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA NIKKEY DE BASTOS
 
  PÁGINA PRINCIPAL ::    BUSCA ::   ARQUIVO DE NOTÍCIAS 
 
 
DESTAQUES 2017
Homenagem Destaques 2017
 
Plano Atividades Liga AP 2018
Atividades 2018
 
9. BUNKYO RURAL
21 A 23/09/18-9. BUNKYO RURAL
 
MENU PRINCIPAL
100 ANOS DE IMIGRAÇÃO
Livro 80 Anos Bastos
Diretoria 2017/19
 
FUJINKAI
Diretoria
História
 
Contatos
Fale Conosco
 
 
 
História
 

Festa do Ovo

 

A Festa do Ovo é um evento de repercussão internacional e oficialmente reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo na cidade de Bastos constando inclusive, no Calendário de Eventos Agropecuários da Secretaria de Agricultura e Abastecimento; no Calendário de Feiras e Exposições da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; no Calendário de Eventos Turísticos da Secretaria de Esportes e Turismo, do Ministério da Agricultura, de Turismo e da EMBRATUR.

A primeira festa aconteceu em 1948, sendo alterada o formato anualmente. Antigamente acontecia nas dependências da Escola Estadual Tsuya Ohno Kimura, depois nas dependências do páteo do Almoxarifado Municipal e a partir de 1982 com a Construção do Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, em todos os anos é realizado nesse local.

A Festa do Ovo é realizada através da parceria entre a Prefeitura, Associação Esportiva Nikkey de Bastos (Acenba) e o Sindicato Rural. A Prefeitura fica encarregada pela montagem, adequação do local e contratação de Shows Artísticos; o Sindicato Rural pela Jornada Técnica Avícola e a parte artística cultural japonesa, decoração, stands de expositores e gastronomia ficam por conta da Acenba. A Prefeitura é a Entidade realizadora e a Acenba, a entidade organizadora.

Trata-se do único acontecimento desta natureza realizado no País, haja vista que Bastos foi fundado por imigrantes japoneses, é o único Município que ainda conserva os traços dessa origem nos usos e costumes, na manutenção da tradição milenar do povo japonês aqui introduzido e adaptado por velhos imigrantes, e por manter o cod-nome de Capital do Ovo por ser o maior produtor de ovos da América Latina.

É nesta época que esta pequena Cidade se torna grande com o fluxo de milhares de visitantes que se deslocam dos mais diversos pontos do País para apreciarem a exuberância deste acontecimento, o número dos quais já ultrapassaram o limite de 100 mil pessoas. E esta repercussão se deve ao fato de que a Festa do Ovo  é um evento organizado em moldes totalmente diferentes das demais iniciativas desse gênero pois ela não se restringe apenas e tão somente à mostra e comercialização de produtos hortifrutigranjeiros.

Há, no complexo Recinto Permanente de Exposições Kisuke Watanabe, construído pelo Governo do Estado somente para esta finalidade, uma variada mostra e comercialização que vai desde máquinas e implementos agrícolas, produtos para a avicultura (rações, insumos, vacinas, medicamentos), equipamentos para indústrias, veículos, informática e comércio em geral numa área de 40 mil metros quadrados.

E concomitantemente à Festa do Ovo, é realizado também em inúmeras outras exposições tais como: Orquídeas, Feira do Verde, Ikebana (arranjos florais), bordados, pedras curiosas e outras que atraem a atenção de todos os visitantes, além das apresentações da cultura japonesa tais como: o Cerimonial do Chá, danças, bailados, Taiko, o Encontro Nacional de Avicultores e Jornada Técnica. Na entrada do pavilhão é construída um Portal feita com ovos vermelhos e brancos, os ovos vermelhos compõem a escrita Festa do Ovo e o nr. Da Edição da festa, os ovos branco compõem o fundo do painel do Portal. No meio do recinto é confeccionada também com ovos vermelhos e brancos um Monte Fuji em homenagem aos japoneses. Os visitantes não hesitam em tirar fotos em frente a esses monumentos que acabam servindo de cartão postal.

No final de semana antes da Abertura Oficial da Festa do Ovo,  é realizada o Torneio de Judo, Volley e Golf que fazem parte da Programação Oficial. Na quarta-feira da semana,  é realizada o Concurso de qualidade do ovo. Tradicional Concurso que integra a programação oficial da Festa do Ovo, tem participação de avicultores locais e de regiões distantes. No concurso é avaliado a densidade do ovo, coloração da gema, tamanho, entre outros.

No dia anterior à Abertura Oficial é realizada um Jantar de confraternização para os avicultores, sendo a visitação do Recinto de Exposições permitida somente para avicultores e empresários ligados à area.

Na parte da manhã do dia da Abertura Oficial, é realizada a Jornada Técnica da Avicultura, reunindo especialistas da área e empresários avícolas.

A abertura Oficial é feita às 14:00hs em frente ao Portal da Entrada Principal do Recinto de Exposições com presença de público em geral e autoridades.

Durante todos os dias do evento, são realizados shows artísticos no Palco principal montado pela Prefeitura Municipal na parte externa do Recinto de Exposições,  com a presença de cantores e bandas locais, regionais e os consagrados artistas do cenário nacional, a exemplo dos anos anteriores, como o Cantor Daniel, Banda KLB, a dupla Sertaneja Bruno e Marrone, entre outros, atraindo número expressivo de público. Além da montagem de Parque de diversões e uma completa Praça de Alimentação com extensão de 3.300 m2, com capacidade para acolher 3.200 pessoas sentadas para apreciação de  culinária de todos os tipos, em especial a japonesa. Vale ressaltar a gastronomia de grande destaque e a mais apreciada pelos visitantes, o omelete.

A Festa do Ovo destaca-se por ser a maior feira agro-avícola do segmento de postura no Brasil e também como um centro de entretenimento, gastronômico e cultural, características que contribuem para a atração de um público cada vez maior. A entrada é franca.

Com a Festa do Ovo, a cidade de Bastos ganha relevância nas mídias impressas de circulação nacional e especializadas em avicultura, nos canais de TV nacional e internacional.

O comércio local é favorecido pelo aquecimento econômico. As entidades beneficentes participantes também conseguem angariar recursos. Enfim, toda a sociedade bastense une as forças para o sucesso da Festa do Ovo.

Em 2011, será a 52. Edição.

 

  

 
 Voltar
Este site foi acessado 46087868 vezes desde Fevereiro 2010
2010 -ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA NIKKEY DE BASTOS- Todos os direitos reservados